Pedro Alves foi expulso pelos portugueses na gala deste domingo, 26 de julho, e abandonou a casa do "Big Brother" uma semana antes da grande final. Ana Catharina e Noélia foram salvas numa primeira fase e a decisão final acabou por ser entre dois kamikaze, Iury e Pedro Alves. O concorrente de Penafiel foi o que teve menos votos para ser salvo, com uma diferença significativa.
Não se pode dizer que tenha sido uma surpresa a expulsão de Pedro Alves. O concorrente, namorado de Jéssica, já tinha estado muito perto da expulsão nos últimos programas, mas foi-se salvando. Desta vez, não teve grandes hipóteses e foi de longe o que reuniu menos votos para ser salvo. A noite começou com Ana Catharina a receber a notícia de que era a concorrente em quem mais portugueses tinham votado para lhe dar um passaporte para a final. Algum tempo depois foi a vez de Noélia ter direito ao mesmo presente. A decisão acabou por ficar entre Pedro Alves e Iury.
No final, Pedro Alves teve 47 por cento dos votos para ser salvo, Iury chegou aos 53 e salvou-se. A concorrente está assim na final, que será entre seis participantes: Diogo, Sandrina, Ana Catharina, Noélia, Soraia e Iury.