Apesar de as generalizações serem traiçoeiras, é seguro dizer que 2020 é um ano para esquecer. O mundo foi assolado por uma pandemia, a economia brutalmente atacada, fomos obrigados a deixar de lado os abraços e os beijinhos e trancados em casa. E num ano em que consumimos televisão como nunca, recebemos de braços abertos o regresso do formato original dos reality shows: o "Big Brother".

Mas se o "BB2020" marcou o ano pela positiva, com um apresentador a trazer novo fôlego ao formato, concorrentes que potenciaram a discussão de temas fraturantes na sociedade e até uma mansão com vista para a Ericeira, a chegada de uma nova direção à TVI trocou-nos as voltas. Em setembro, Cláudio Ramos saiu, Teresa Guilherme entrou, e o "Big Brother — A Revolução" deitou tudo pela janela, com participantes desinteressantes, galas entediantes e desistências até mais não.

"Big Brother - Duplo Impacto". As duplas, os infiltrados e a líder da semana
"Big Brother - Duplo Impacto". As duplas, os infiltrados e a líder da semana
Ver artigo

Porém, para grandes males, grandes remédios. Para espanto de muitos (ou talvez não), Cristina Ferreira, diretora de Ficção e Entretenimento da estação de Queluz de Baixo, fez inversão de marcha, recuperou Cláudio Ramos e juntou-o a Teresa Guilherme para algo nunca antes visto: uma dupla a apresentar um "Big Brother". E, meus amigos, não estamos a falar de um "Big Brother" qualquer, mas sim de um poutpourri de ex-concorrentes (e da irmã da Iury, vá) prontos para estalar o verniz ao mínimo brócolo.

Temos Savate? Temos. Joana Diniz, Helena e Sandrina em versão 2.0? Temos. Cristiano Ronaldo dos reality shows — perdão, Pedro Soá? Pois está claro. Noélia, Sónia e Rui Pedro? Se o último conseguir não desistir três vezes nas últimas 24 horas, também.

Big brother duplo impacto
Pedro Soá e Rui Pedro são uma das duplas mais polémicas. créditos: TVI

"Big Brother — Duplo Impacto" não é perfeito, atenção. Ainda não percebi porque é que insistem na história do bunker, onde temos Pedro e a mãe, Maria Antónia, lá enfiados (é que nem estamos a brincar), nem consigo entender a 100% a lógica das duplas. Também há uma grande falha ao nível de concorrentes carismáticos do "BB 2020", com Noélia a ser a única sensata a marcar presença, e confesso que não gosto de ver participantes que desistiram ou foram expulsos devido a comportamentos condenáveis serem recompensados com uma nova oportunidade.

Porém, este "BB - Duplo Impacto" conseguiu fazer em cinco minutos de emissão o que a "Revolução" não foi capaz em mais de três meses: arrancar gargalhadas e proporcionar aos telespectadores momentos de puro entretenimento. E o "culpado" é Cláudio Ramos.

Recorde os melhores e os piores momentos da primeira gala do "BB - Duplo Impacto", que já contou com nomeações. Em risco de sair no próximo domingo estão Noélia, Hélder, Bruno Savate, Anuska, Gonçalo Quinaz e Helena, e Joana é líder da casa.

Melhores momentos

Cláudio Ramos é o rei disto tudo — e funciona na perfeição com Teresa Guilherme

Quando Cláudio Ramos se estreou no "BB2020", com muitos nervos e tropeções à mistura — e com centenas de manifestações nas redes sociais a lamentar a falta de Teresa Guilherme aos comandos do formato—, seria impossível prever que, alguns meses depois, o contexto seria exatamente o contrário. Perante a prestação datada da apresentadora, não havia domingo em que não se pedisse o regresso da leveza, gargalhadas, cantorias e muito mais de Cláudio.

Mas com o anúncio da dupla, uma das questões que mais me causava expetativa era ver a química entre Cláudio e Teresa. E não é que funcionou? Cláudio Ramos está como peixe na água, sem medo de provocar concorrentes, espicaçar, mas, acima de tudo, nota-se que se quer divertir.

É fácil perceber que foge ao guião para a eventual piada, e consegue levar consigo Teresa Guilherme, que perdeu a conta às gargalhadas que não controlou com algumas saídas do colega. Do momento em que Cláudio Ramos fala abertamente com Joana Diniz sobre serem ex-cunhados à confusão de Teresa Guilherme com Beta — que namorou com Savate, é amiga de Rui Pedro, mas Teresa Guilherme achou que era a namorada de Pedro Soá e ainda a mãe da neta de Teresa, numa clara confusão com Sofia, ex de Thierry, filho da participante de Sintra (ufa!) —, só queremos ver mais desta dupla.

claudio teresa
A química entre os dois apresentadores foi bem conseguida. créditos: TVI

A química de Joana Diniz e Gonçalo Quinaz é coisa para merecer um programa à parte

Apesar de Joaninha estar mais parecida com Ana Malhoa do que com ela própria, a concorrente de Vila Franca de Xira faz-nos esquecer do tédio do "BB - A Revolução" e leva-nos até aos saudosos tempos em que estes reality shows nos conseguiam fazer rir à gargalhada. Sem filtros, Joana não tem papas na língua e já conhece Quinaz de outros carnavais — que é como quem diz, de outros formatos. Apesar de não serem uma dupla, dado que Joana joga com Sandrina e Gonçalo com Helena, tenho em crer que vamos ter momentos hilariantes à custa destes dois.

Big Brother - Duplo Impacto
Joana Diniz regressa aos reality-shows. créditos: TVI

As pérolas de Pedro Soá

"Cristiano Ronaldo dos reality shows". "O que se passa em Vegas, fica em Vegas. O que se passa no Big Brother, fica no Big Brother". "Polémico gourmet". "Ele é um tubarão-martelo [Rui Pedro], eu sou um tubarão branco. É diferente". Ah, e as oito mil vezes que repetiu ter 45 anos em cinco minutos, só para nos contextualizar e atualizar. Está bom para vocês? Siga.

Joana continua a ser a rainha dos memes

Das poucas coisas que o "BB - A Revolução" teve de boas foram os memes feitos por essa internet fora, quase todos protagonizados por Joana. E vamos só recordar o momento em que a beta de Cascais não sabia onde se enfiar rodeada por concorrentes muito diferentes dela, em especial quando acompanhou a explicação detalhada de Sónia sobre a sua depilação feita com gillete? Impagável.

joana memes

Piores momentos

Joana e Rui Pedro no confessionário. Ou como tudo está esquecido em nome da fama

Os dois concorrentes do "BB - A Revolução" protagonizaram alguns dos momentos mais duros da edição passada do reality show. Rui Pedro foi verbalmente agressivo para com Joana mais do que uma vez, a concorrente afirmou ser vítima de bullying e até houve um episódio em estúdio, longe das câmaras, onde Rui terá, alegadamente, sido novamente agressivo para com a concorrente de Cascais — tanto que esta chamou a polícia. Semanas depois, a dupla está novamente junta na Ericeira, mas para quem esperava momentos de tensão, esqueça lá isso.

ana garcia martins
Ana Garcia Martins marcou presença na gala e criticou fortemente a postura de Joana em relação a Rui Pedro. créditos: TVI

Joana mostrou-se completamente à vontade com Rui, sorriu, até brincou. Isto com alguém que, semanas antes, lhe causava medo, tal como revelou Liliana, comentadora ontem em estúdio. Ana Garcia Martins também se mostrou confusa com a postura da participante de Cascais e disse mesmo que esta estava a envergonhar as muitas mulheres vítimas de agressões.

O amuo de Rui Pedro e a centésima ameaça de desistência

Os mais atentos devem recordar-se das constantes ameaças de desistência de Rui Pedro na edição passada. Ou era porque tinha sido logo nomeado pelos infiltrados, ou era porque estavam a ser injustos com ele, ou porque estava a ser rotulado de agressivo, ou porque tinha uma unha encravada e tinha acabado o pão. O que fosse. Ontem, estabeleceu um novo máximo: ao perceber que Jéssica Antunes, a namorada, não tinha entrado na casa — Jéssica era uma das participantes suplentes —, disse logo que assim não podiam contar com ele e, adivinhem lá, ameaçou desistir. Mas, tal como o sol que nasce todos os dias, já se deixou disso.

Teresa. Teresa. Teresa

Depois de ter saído do "BB 2020", Teresa exaltou-se com os comentadores, cancelou uma ida ao "Extra" e afirmou que o circo tinha acabado. Aparentemente, há tempo para uma sessão extra, dado que a mãe de Thierry é uma das participantes do novo reality-show da TVI. E continua igual a si própria, com as armas apontadas a Noélia, não se tendo cansado de repetir até à exaustão a crítica da colega, que a apelidou de emocionalmente instável. Dá para trocar pela Érica?

Big Brother - Duplo Impacto
Teresa créditos: TVI

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.