Francisco Monteiro, também conhecido por Zaza, foi o grande vencedor do “Big Brother 2023”, levando para casa o prémio de 100 mil euros, após cerca de quatro meses no centro de muitos confrontos dentro da casa mais vigiada do País. O ex-concorrente, em entrevista aos jornalistas, revelou em que irá gastar o dinheiro e falou sobre a sua relação com Márcia Soares, com quem viveu momentos de cumplicidade e muitas discussões ao longo do reality show, mas com quem ainda não falou deste que o programa terminou.
Francisco Monteiro “nunca” colocou “Márcia na corrida” ao primeiro lugar do formato. “Nunca sentia que estivesse entre mim, o Hugo e a Márcia. Sempre senti que estivesse entre mim e o Hugo, achava sinceramente que o Hugo ia ganhar, senti que o Hugo ia ganhar, fui verbalizando ao longo da última semana, foi uma choradeira muito longa no confessionário da minha parte”, confessou, acrescentando que “sempre” sentiu que foi, “de longe, a pessoa que mais deu ao programa a todos os níveis, incomparável a qualquer pessoa qualquer lá dentro”, mas que “sentia que tinha milhares de pessoas com um ódio visceral” sobre si.
“Nunca fez sentido para mim o peso que o Hugo tinha. Nunca fez sentido, nunca. (...) A única ligação que eu fazia era: ‘eles pura e simplesmente escolheram o Hugo, é um perfil assim um bocadinho mais consensual e escolheram o Hugo para ganhar o programa. Pronto, não querem que eu ganhe”, revelou sobre o concorrente que ficou em segundo lugar.
Depois de quatro meses num clima de cumplicidade com Márcia Soares e com muitas discussões pelo meio, Zaza garante não estar apaixonado pela empresária. “Cheguei a gostar da Márcia, baralhava-me muito durante o programa, mas acho que também é percetível com tudo aquilo foi acontecendo e também o perfil que eu acabei por traçar da Márcia, obviamente que me levou por outro caminho e hoje em dia olho para a Márcia de uma forma completamente diferente”, disse, acrescentando que “não há qualquer hipótese” de haver uma relação entre os dois.
“A única coisa que eu gostaria de perguntar à Márcia, se calhar, é realmente até que ponto era só jogo, a questão de tentar tirar-me o tapete e de realmente ir buscar as coisas que nós sabemos que a Márcia ia buscar para tentar acabar comigo por assim dizer. Até que ponto era só jogo ou se havia ali qualquer coisa que eu ainda não consegui muito bem perceber”, afirmou. “Com a Márcia não é possível [ter uma amizade fora do programa], digo já de caras”, reforçou.
Quanto às “beijutas” e “mimutas”, como os ex-concorrentes chamavam às carícias trocadas entre ambos, Zaza garante que isso não era jogo e que é assim cá fora “100%”. “Nunca me senti confortável o suficiente para poder entrar nesse registo com a Márcia. Eu percebi pela personalidade da Márcia que não ia acontecer absolutamente nada lá dentro. Por muito que eu estivesse apaixonado pela Márcia não iria acontecer absolutamente nada e esse seria sim o registo mais fácil para estar lá dentro”, explicou.
Quando questionado sobre se esteve apaixonado pela empresária, Francisco Monteiro disse que não sabia se “era paixão”, porque nunca deram “um beijo sequer”. “Eu sempre tive um carinho especial pela Márcia. (...) Obviamente que havia ali qualquer coisa dentro de mim pela Márcia. Paixão eu acho que não seria, porque também havia ali muita coisa que eu não gostava, mas eu sempre disse que tinha um carinho especial pela Márcia e a certa altura, ali a meio do programa, senti isso claramente”, esclareceu.
Francisco Monteiro também falou sobre Rafael Soares, irmão de Márcia, a quem deu um abraço no final da gala. “Eu acho que o Rafael não gosta minimamente de mim, é a perceção que eu tenho. Agora, se calhar olhando um bocadinho para as redes sociais, que lhe dava um jeitaço ter-me lá no Devela [bar dos dois irmãos] dava. Não sei... Foi exatamente o que ele me disse, foi a primeira mensagem que me passou, foi: ‘olha, depois aparece lá no Devela’. ‘Sim, sim, deixa-me só ir beber um copo de água e já estou a caminho’”, disse em tom irónico, brincando que “tudo tem um preço” e que, se Márcia lhe passasse “um cheque em branco para fazer uma presença lá”, visitaria o espaço.
Márcia Soares deixou de seguir Francisco Monteiro no Instagram após a gala final do reality show. “Olhem as minhas olheiras, eu nem dormi hoje a pensar na Márcia ter deixado de me seguir. Eu já disse, se a Márcia quiser que eu vá ao Devela, vai ter de me seguir de volta. Eu vou logo disparado. Não tem sido fácil estes dias com saudades da Márcia, viver longe da Márcia não é fácil. Eu acho que a Márcia me deixou de seguir a ver se eu ia lá perguntar: ‘oh Márcia, porque é que deixaste de me seguir?’. Já deve estar a sentir a minha falta, aposto. Está com saudades de me nomear”, ironizou novamente.
Zaza confessou que a concorrente lhe deu os parabéns pela sua vitória, mas que foi o treinador de padel a procurar a empresária no final da gala. “A Márcia não me disse absolutamente nada. Fui eu que fiz questão de me despedir da Márcia”, realçou.
Francisco Monteiro não escondeu a vontade de entrar no “Big Brother – Desafio Final”, que estreia na TVI no próximo domingo, 7 de janeiro. “Eu não sei se pode acontecer. (...) Acho que o que fiz foi muito bem feito, acho que tive um percurso muito bom. (...) Eu não podia estar com mais energia, eu só preciso de três dias para descansar. Deixem-me comer um açaí, ir ao rodízio e eu estou pronto para mais”, assumiu.
Quanto à motivação para ter entrado no “Big Brother 2023”, este revela que nunca foi “por dinheiro” e que, apesar da sua família ter algumas posses, é um “pé descalço”. “Enquanto o dinheiro for da minha família, não é meu”, realçou. “Aos 28 anos, eu sentia que não tinha absolutamente nada. Nunca tinha concretizado nada daquilo a que me propus. Falhei no amor, falhei nos meus desportos, falhei em termos familiares, falhava algumas vezes comigo mesmo. Portanto, porque não tentar algo diferente? E senti que tinha um bom perfil para ser concorrente”, disse.
Com o prémio de 100 mil euros, Francisco Monteiro, que era treinador de padel antes de entrar no programa, quer dedicar-se mais ao desporto. “Tenho mais 100 mil [euros] do que o que tinha, portanto tenho de estar contente com isso. A minha paixão, sem dúvida nenhuma, é o desporto. Eu sempre quis viver um bocadinho mais as minhas paixões. Sempre tive o sonho de se calhar acompanhar um Grand Slam por dentro, que o meu irmão sempre teve oportunidade de o fazer e eu nunca tive, isto relativamente ao ténis. Depois também tenho algumas paixões como o hóquei no gelo e o basquetebol, gostava de acompanhar um bocadinho mais por dentro e de ver um bocadinho a realidade”, disse, acrescentando que “o que fica são as memórias” e que quer “construir mais memórias”.
Após a gala final do “Big Brother 2023”, Zaza foi sair à noite com outros ex-concorrentes desta edição, nomeadamente Iasmim Lira, Jéssica Galhofas, Francisco Vale e Joana Sobral. O concorrente revelou na entrevista não se ter sentido assediado pelos fãs. “Obviamente que eu aceito todo aquele amor e carinho, mas eu não passei a ser o homem mais bonito do mundo e, portanto, nesse aspeto não o senti sinceramente e não o senti minimamente”, esclareceu.