Liliana Almeida, que integrou a banda Non Stop, chegou comprometida ao "Big Brother Famosos". Foi rápida a avisar os colegas que tinha uma namorada à sua espera cá fora. O seu percurso na casa tem sido marcado pela cumplicidade que estabeleceu com Bruno de Carvalho, com quem já jantou a sós e partilhou lençóis.

Antes de entrar na casa mais vigiada do País, Liliana falou sobre como descobriu a sua orientação sexual e como tem sido lidar com ela. De acordo com a artista, descobriu através de uma brincadeira e, a partir daí, tentou "lutar contra isso", tal como disse em entrevista ao programa "Jantar Indiscreto", da RTP2.

Bruno de Carvalho cada vez mais próximo de Liliana. Relação "está a deixar de ser platónica"
Bruno de Carvalho cada vez mais próximo de Liliana. Relação "está a deixar de ser platónica"
Ver artigo

Esta semana, Liliana está imune e, por isso, impedida de ser nomeada pelos colegas para sair do "Big Brother Famosos". Deve-o a Bruno de Carvalho, talvez a pessoa de quem se encontra mais próxima atualmente dentro da casa. Os dois brincam muito sobre uma possível relação e os sentimentos que vão surgindo, mas, fora de brincadeiras, a ex-Non Stop não está solteira.

Quem é a namorada de Liliana Almeida?

Jaci Duarte é a atual namorada de Liliana. Vive no Algarve e é, desde junho de 2021, dona de uma barbearia em Quarteira, a D'art Xtudios BarberShop, onde exerce a atividade. Além de barbeira, considera-se uma "terapeuta" por "inspirar as pessoas a sentirem-se bem com elas próprias", como escreveu na sua página pessoal de Instagram.

Além da barbearia, Jaci Duarte também se dedica à música. Desde os seis anos que pratica dança, altura em que integrava um grupo, que, mais tarde, participou num casting para o programa "Big Show", da SIC. "A música/dança está no meu sangue desde sempre!", escreveu também no Instagram.

Entre outras atuações, Jaci Duarte dançou, tocou e cantou com Madonna na Tour "Madame X", que decorreu entre 2019 e 2020 e serviu para divulgar o décimo quarto álbum da cantora. Repleta de "emoções fortes", esta experiência surpreendeu Jaci pela "energia em cima do palco". "Não sou de me emocionar facilmente e em muitos shows chorei", revelou no Instagram, ao partilhar algumas memórias desta época.

Jaci Gabriel intitula Liliana Almeida de sua "musa desde sempre". "Ela é a luz que trouxe esperança a um mundo que era escuro; Foi o meu mapa quando estava perdida", escreveu Jaci sobre Liliana no Instagram. Em junho, mês do Orgulho LGBTQ+, "que marca uma luta que já não deveria ser luta", de acordo com Liliana, a artista algarvia partilhou uma fotografia com Jaci. "Porque a liberdade é nossa também. Venho apenas reforçar que estamos juntxs, com amor e verdade", acrescentou.

O par conheceu-se "num verão a sul", como revelou a ex-Non Stop em novembro de 2020 no Instagram. Em setembro de 2021, Liliana Almeida falou abertamente sobre a sua homossexualidade. Foi depois da primeira experiência com uma mulher, "por brincadeira", quando se apercebeu de que se sentia atraída por pessoas do mesmo sexo. 

"Não se pode fugir a uma coisa que sempre viveu connosco"

"Dei um beijo a uma mulher e no dia seguinte quando acordei, disse: ‘Eu gostei disto!’", disse no programa da RTP2. "Os dias foram passando e aquilo ficou em mim", acrescentou a artista de 38 anos. "Percebi que aquilo fazia parte da minha identidade, de quem eu sou, de quem eu era naquela altura", revelou.

A luta interna durou algum tempo, até que decidiu colocar-lhe um ponto final. Disse, para si mesma, "'Liliana, chega! Tu gostas de mulheres. Pára de lutar contra isso" e, ao olhar-se ao espelho, intitulou-se "uma nova mulher". "Maquilhei-me, saí de casa, estava ótima e a minha vida mudou!", explicou. "A determinada altura da vida começamos a questionar e a perceber que não se pode fugir a uma coisa que sempre viveu connosco", concluiu.

A partir daí, foi lidando com o preconceito. Contou que, ainda hoje, quando publica fotografias nas suas redes sociais com a namorada, perde sempre seguidores. A algarvia, que chegou a viver numa "mansão de refugiados" com os pais, como referiu no vídeo de apresentação ao "Big Brother Famosos", ouviu muitas vezes a expressão "que desperdício".

Surgia após a revelação de que estava num relacionamento com uma mulher. Por esse motivo, "evita" abordar o assunto em público. Ainda assim, os agora colegas de casa estão cientes da sua orientação sexual e do seu estado civil. "Eu sorrio. Tem sido a minha arma ao longo destes últimos 20 anos", disse, sobre a sua reação aos comentários das pessoas.

"Beijar uma mulher num jantar é como ter imensas câmaras à volta, é quase impossível. Se o restaurante não tiver televisão, esse beijo passa a ser o foco das atenções", comparou. Também os pais tinham "sonhos" para Liliana, como "casar e ter filhos". "Esses sonhos ficaram um bocado para trás, mas eu faço-lhes sempre ver que há uma visão para além disso, que há outras formas", afirmou.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.