Liliana Almeida, que integrou a banda Non Stop, chegou comprometida ao "Big Brother Famosos". Foi rápida a avisar os colegas que tinha uma namorada à sua espera cá fora. O seu percurso na casa tem sido marcado pela cumplicidade que estabeleceu com Bruno de Carvalho, com quem já jantou a sós e partilhou lençóis.
Antes de entrar na casa mais vigiada do País, Liliana falou sobre como descobriu a sua orientação sexual e como tem sido lidar com ela. De acordo com a artista, descobriu através de uma brincadeira e, a partir daí, tentou "lutar contra isso", tal como disse em entrevista ao programa "Jantar Indiscreto", da RTP2.
Esta semana, Liliana está imune e, por isso, impedida de ser nomeada pelos colegas para sair do "Big Brother Famosos". Deve-o a Bruno de Carvalho, talvez a pessoa de quem se encontra mais próxima atualmente dentro da casa. Os dois brincam muito sobre uma possível relação e os sentimentos que vão surgindo, mas, fora de brincadeiras, a ex-Non Stop não está solteira.
Quem é a namorada de Liliana Almeida?
Jaci Duarte é a atual namorada de Liliana. Vive no Algarve e é, desde junho de 2021, dona de uma barbearia em Quarteira, a D'art Xtudios BarberShop, onde exerce a atividade. Além de barbeira, considera-se uma "terapeuta" por "inspirar as pessoas a sentirem-se bem com elas próprias", como escreveu na sua página pessoal de Instagram.
Além da barbearia, Jaci Duarte também se dedica à música. Desde os seis anos que pratica dança, altura em que integrava um grupo, que, mais tarde, participou num casting para o programa "Big Show", da SIC. "A música/dança está no meu sangue desde sempre!", escreveu também no Instagram.
Entre outras atuações, Jaci Duarte dançou, tocou e cantou com Madonna na Tour "Madame X", que decorreu entre 2019 e 2020 e serviu para divulgar o décimo quarto álbum da cantora. Repleta de "emoções fortes", esta experiência surpreendeu Jaci pela "energia em cima do palco". "Não sou de me emocionar facilmente e em muitos shows chorei", revelou no Instagram, ao partilhar algumas memórias desta época.
Jaci Gabriel intitula Liliana Almeida de sua "musa desde sempre". "Ela é a luz que trouxe esperança a um mundo que era escuro; Foi o meu mapa quando estava perdida", escreveu Jaci sobre Liliana no Instagram. Em junho, mês do Orgulho LGBTQ+, "que marca uma luta que já não deveria ser luta", de acordo com Liliana, a artista algarvia partilhou uma fotografia com Jaci. "Porque a liberdade é nossa também. Venho apenas reforçar que estamos juntxs, com amor e verdade", acrescentou.
O par conheceu-se "num verão a sul", como revelou a ex-Non Stop em novembro de 2020 no Instagram. Em setembro de 2021, Liliana Almeida falou abertamente sobre a sua homossexualidade. Foi depois da primeira experiência com uma mulher, "por brincadeira", quando se apercebeu de que se sentia atraída por pessoas do mesmo sexo.
"Não se pode fugir a uma coisa que sempre viveu connosco"
"Dei um beijo a uma mulher e no dia seguinte quando acordei, disse: ‘Eu gostei disto!’", disse no programa da RTP2. "Os dias foram passando e aquilo ficou em mim", acrescentou a artista de 38 anos. "Percebi que aquilo fazia parte da minha identidade, de quem eu sou, de quem eu era naquela altura", revelou.
A luta interna durou algum tempo, até que decidiu colocar-lhe um ponto final. Disse, para si mesma, "'Liliana, chega! Tu gostas de mulheres. Pára de lutar contra isso" e, ao olhar-se ao espelho, intitulou-se "uma nova mulher". "Maquilhei-me, saí de casa, estava ótima e a minha vida mudou!", explicou. "A determinada altura da vida começamos a questionar e a perceber que não se pode fugir a uma coisa que sempre viveu connosco", concluiu.
A partir daí, foi lidando com o preconceito. Contou que, ainda hoje, quando publica fotografias nas suas redes sociais com a namorada, perde sempre seguidores. A algarvia, que chegou a viver numa "mansão de refugiados" com os pais, como referiu no vídeo de apresentação ao "Big Brother Famosos", ouviu muitas vezes a expressão "que desperdício".
Surgia após a revelação de que estava num relacionamento com uma mulher. Por esse motivo, "evita" abordar o assunto em público. Ainda assim, os agora colegas de casa estão cientes da sua orientação sexual e do seu estado civil. "Eu sorrio. Tem sido a minha arma ao longo destes últimos 20 anos", disse, sobre a sua reação aos comentários das pessoas.
"Beijar uma mulher num jantar é como ter imensas câmaras à volta, é quase impossível. Se o restaurante não tiver televisão, esse beijo passa a ser o foco das atenções", comparou. Também os pais tinham "sonhos" para Liliana, como "casar e ter filhos". "Esses sonhos ficaram um bocado para trás, mas eu faço-lhes sempre ver que há uma visão para além disso, que há outras formas", afirmou.