Apesar da curta duração do programa, já há várias polémicas dentro da casa do "Big Brother - A Revolução". A mais recente tem que ver com racismo, e passou-se na segunda-feira, 21 de setembro. No closet, em conversa com Sandra e Zena, Andreia estava a preparar-se para tomar banho quando usou a expressão catinga para se referir ao suor.

As colegas comentaram a palavra, e Andreia explicou que a mesma não era uma expressão "madeirense, catinga é africano". "Os 'blacks' [negros] é que cheiram a catinga", disse a concorrente. Apesar de não ter grande efeito dentro da casa, o momento foi amplamente comentado e criticado nas redes sociais, acusando Andreia de racismo.

"BB - A Revolução". Pedro Crispim critica Andreia: "Ela impõe-se aos colegas"
"BB - A Revolução". Pedro Crispim critica Andreia: "Ela impõe-se aos colegas"
Ver artigo

Durante a tarde de segunda-feira, no "Extra da Tarde", Slávia, ex-participante do "BB2020", comentou que a expressão é utilizada pelos negros para se referir ao suor no geral, e que não acreditava que Andreia tivesse utilizado a palavra com má intenção. Já mais tarde, na emissão regular do "Extra", os comentadores Susana Dias Ramos e Pedro Crispim voltaram a analisar o momento — mas com interpretações diferentes.

Susana Dias Ramos referiu que estas expressões "não são corretas", e que é "importante, num programa de televisão visto por toda a gente, acabar com estas mesquinhices racistas". A comentadora acrescentou ainda que momentos como este são "desconfortáveis e desagradáveis", mas que acredita que Andreia o tenha dito "sem maldade" e que até se tenha esquecido que estava a ser filmada.

Já Pedro Crispim, em resposta à colega comentadora, não podia ter uma opinião mais diferente. "Não acredito, vindo da Andreia tudo é possível", salientou o comentador do reality-show, que acrescentou não acreditar na faceta mais educada da concorrente. "Não acredito muito na arquitetura da educação dela, e acho que tudo o que sai daquela boca é preocupante".

Durante o "Extra" desta segunda-feira, Pedro Crispim referiu ainda que Andreia tem muitas ideias pré-concebidas sobre o mundo em geral. "Desde que colocou os pés na Ericeira é um preconceito atrás do outro, por isso não me parece que seja assim tão inocente", concluiu.