A nova série brasileira da Netflix, “Os Donos do Jogo”, estreou no passado dia 29 de outubro e rapidamente conquistou o topo das produções mais vistas da plataforma em Portugal, retirando “Rabo de Peixe” do primeiro lugar, que lá estava desde que foi lançado. Com apenas oito episódios, a minissérie promete uma história intensa com inspirações na realidade social e política do Brasil, trazendo a “máfia brasileira”, como a Netflix assume, para a ribalta.
No centro da narrativa está Profeta (André Lamoglia), um jovem estratega vindo do interior do Rio de Janeiro e filho de um corrupto que vê a oportunidade de ascender ao trono quando surge um vazio de poder no submundo do crime. Entre alianças frágeis, traições e guerras familiares, Profeta mergulha num universo onde o luxo convive com a violência, gravitando ao seu redor figuras poderosas como Galego Fernandez (Chico Diaz), Búfalo (Xamã) e Suzana Guerra (Giullia Buscaccio).
Estes são elementos de quatro famílias rivais - Moraes, Fernandez, Guerra e Saad -, que vão lutar por território, influência e lucro num cenário dominado por intrigas e disputas de poder. A história é então marcada pelos jogos de apostas ilegais, o interesse de grupos estrangeiros e o choque entre a tradição e a modernidade no submundo carioca. Desta forma, a série combina drama familiar, crime organizado e tensão política, inspirado nestas transgressões da lei consideradas menos sérias que existem desde sempre no Brasil.
“Donos do Jogo” foi criado por Heitor Dhalia, Bernardo Barcellos e Bruno Passeri, a produção reúne um elenco de peso com nomes como Juliana Paes, Mel Maia, Otávio Müller, Giullia Buscaccio, Adriano Garib ou até Tuca Andrada. "Com talentos de topo, dentro e fora do ecrã, a produção une qualidade cinematográfica a um forte apelo nacional e internacional", lê-se na plataforma.