Pouco mais de 48 horas depois da primeira gala da oitava edição da “Casa dos Segredos”, desta vez conduzida por Cristina Ferreira, o caldo já entornou entre vários concorrentes - e até já foi descoberto um segredo -, e ninguém deixou papas na língua.
Depois do primeiro grande conflito sentido na casa, onde Maria acusou Leomarte de ser uma personagem graças à sua personalidade e Leomarte acusou Maria de ser uma personagem graças à sua má disposição e ataques de ansiedade, o concorrente está novamente envolvido numa polémica, desta vez com Rafael. O estudante de Proteção Civil de 21 anos acusou o influenciador de “não ter tido uma atitude humilde”, depois de este lhe ter pedido para levar um copo que estava no quarto de volta para a cozinha, e a discussão começou numa dinâmica proposta pela Voz.
“Isto aqui é o teu trabalho, isto está aqui desde ontem. Lembra que ele pousou em cima da cama?”, começou por dizer Leomarte no quarto, na tarde de terça-feira, horas antes da dinâmica. “Eu esqueci-me, tens razão”, respondeu Rafael. “Então não é ‘não te preocupes’, anda”, disse o apresentador e influenciador angolano, ao qual o estudante de Viseu respondeu que, assim que fosse para dentro, arrumava o copo. No entanto, Leomarte não deixou a conversa morrer por ali, e respondeu novamente a Rafael. “Não é depois, é agora, filho”, disse. “Mas estás-me a dar ordens?”, perguntou o jovem de 21 anos. “Não é uma ordem, é um pedido. Nós colocámos agora a mesa e faltam copos, só foi por isso que eu vim cá”, finalizou o influenciador.
Mais tarde, quando todos os concorrentes se reuniram na sala para a dinâmica proposta pela Voz, Rafael não deixou escapar a situação e aproveitou para falar sobre o assunto, dizendo que não tinha gostado da atitude de Leomarte. Em resposta, o apresentador disse que “os empregados [incluindo-se a si] estavam a montar a mesa e faltavam copos, porque o senhor Rafael tinha o copo no quarto”, dizendo que o estudante de 21 anos é que não era humilde. Rafael tentou responder, mas Leomarte levantou a voz. “Agora tenho de falar, você queria falar e eu deixei falar, agora tens de me deixar falar. Enquanto eu falar você fecha a boca”, disse Leomarte.
“Isso já passa o bom senso, estamos aqui numa casa, cada um tem a sua forma de lidar mas temos de ter bom senso e respeito. Eu estou sempre a dizer, tudo aqui está contado, tem 22 pratos, 22 garfos, 22 tudo, e quando uma peça fica lá abandonada num sítio onde tem de se fazer uma magia para se adivinhar que está lá, faz falta. Nós estávamos aqui a montar a mesa e faltava um copo, isto porque o nosso príncipe suíço guardou o copo no quarto”, acrescentou o influenciador, fazendo referência ao local onde Rafael nasceu. Novamente, ao tentar responder, Rafael disse que só lhe faltava a coroa, e o caldo voltou a entornar.
“Filho, agora deixa-me acabar de falar porque assim não dá. Um dos meus limites é o respeito e eu pedi agora, enquanto eu falo tu calas, então agora deixa-me falar. [Estou a levantar o tom] porque tu não me deixas falar, estás a ultrapassar um limite meu. [Não estás a respeitar] porque eu disse que enquanto eu falava tu deixas-me falar e não estás a deixar, estás toda a hora a dizer algo (...). Eu quero acabar de explicar, então deixa-me acabar de falar. Se tu não sabes respeitar as pessoas, tens de pedir…”, e Leomarte não acaba a frase, dizendo que não quer ofender Rafael. “O problema é que vocês me querem provocar para depois passar uma imagem má minha, mas eu não estou preocupado com isso”, finalizou. Depois disto, cada um dos concorrentes continuou a falar sobre o assunto com os seus grupos mais chegados.
No entanto, ainda antes desta discussão mais acesa, um outro conflito fez burburinho na casa, desta vez entre Afonso, o ex-paraquedista, e Rúben, que guarda o segredo “envolvi-me com um companheiro da casa” juntamente com Rita. Durante a madrugada de segunda para terça-feira, 17 de setembro, sendo esta apenas a segunda noite dentro da casa mais vigiada do País, alguns concorrentes decidiram juntar-se numa das camas e falar sobre alguns assuntos - incluindo fazer algumas brincadeiras -, e o barulho que se instalou incomodou Rúben. Na discussão, o jogador de futebol acusou o ex-paraquedista de ser invasivo, egocêntico e de estar a “querer dar show”.
Tudo começou quando Afonso, Juliana, Ana, Gonçalo e Liliana se juntaram na cama de Rita, e ficaram a falar uns com os outros. A determinada altura, Afonso começa a brincar e a chamar vários nomes ao confessionário, incluindo o nome de Rúben, mas este finge que não ouve. No entanto, quando o ex-paraquedista volta a mencionar o nome do ex-companheiro de Rita, este não deixa nada por dizer. “O Rúben teve o quê, mano? No contrato diz especificamente que o quarto é o único sítio onde se pode dormir. Eu se pudesse sair daqui já tinha saído ao tempo, vocês estão aí a falar como se estivessem lá fora”, começou por dizer.
“Também sabes que isso não é verdade, nós aqui também estamos a falar baixo”, respondeu Afonso. “Não, não estás. Estás aí a falar como se estivesses lá fora”, disse o jogador de futebol, ao qual o ex-paraquedista respondeu que não concordava, mas que, se Rúben quisesse, podiam conversar de manhã. “Estás a ser invasivo, estás a ser egocêntrico, estás a querer dar show. Queres dar show vais lá para fora, aqui as pessoas querem dormir. São cinco, seis da manhã, o pessoal quer descansar, lá fora é o sítio onde podes fazer isso tudo”, disse. No fim, Afonso dá razão a Rúben, mas acrescenta que o concorrente não tem razão ao insultar o ex-paraquedista.
Por estar envolvida na situação, Rita vai mais tarde falar com Rúben - uma vez que partilham o mesmo segredo -, explicando que não queria manchar a sua imagem. “Só te peço que tu tenhas atenção à forma como dizes as coisas. Por mais que eu entenda a forma como as estás a dizer, tens de ter noção que existem muitas pessoas a ver. Há muita coisa que sai lá para fora que pode ser interpretada de outra maneira. Ao tu dizeres que eu estava a levantar a voz pode ser visto de outra maneira”, explicou o jogador de futebol.
Primeiro segredo desvendado menos de 48 horas depois do início
E por falar em Rita, a concorrente da “Casa dos Segredos” ganhou ainda mais destaque na noite de terça-feira, durante o especial com Cristina Ferreira, depois de desvendar o segredo “Somos um casal falso” de Maycon e Renata. A voz deu permissão à licenciada em Gestão para carregar no botão, e esta explicou todas as desconfianças que fizeram com que sentisse a necessidade de desvendar o segredo. “Isto surgiu logo na primeira noite, fui vendo algumas pistas, fui rondando logo no primeiro dia e depois parei de rondar porque tinha a certeza de que tinha descoberto o segredo”, começou por dizer Rita.
“[Eu penso] que são um casal falso”, disse a concorrente a Maycon e Renata. “Primeiro senti muito forçado logo na entrada, andaram de mãos dadas logo a cumprimentar as pessoas, à partida teriam de entrar e cada um ir para seu lado cumprimentar as pessoas, vocês andavam muito de mão dada. Depois senti tudo muito forçado. A Voz dá-vos 5€ pelo linguado. Entretanto tinha feito uma pergunta há quanto tempo namoravam e um disse três meses e outro disse cinco, e eu percebi logo que não estava a bater certo, e há pouco na dinâmica senti que tinhas escorregado e que tinhas confirmado”, disse Rita.
Maycon e Renata tentaram defender o seu segredo, mas a licenciada em gestão continuou com a sua convicção e levou a sua para a frente. No final, saiu vitoriosa, uma vez que conseguiu mesmo desvendar o segredo, que foi o primeiro a ser descoberto na casa. Agora, Maycon e Renata têm as suas contas a zeros, enquanto Rita conquistou os 10 mil euros de cada um e já tem na sua mala um total de 30 mil euros.