O verniz estalou na mais recente gala do "Secret Story — Desafio Final". Na noite deste sábado, 1 de fevereiro, João Ricardo protagonizou os momentos mais tensos da emissão, sendo acusado de não ter "poder de encaixe" face a críticas que lhe foram feitas em direto.
Durante esta gala, aconteceu a segunda edição do "Salão de Chá", uma dinâmica na qual são trazidos dois ex-concorrentes para comentarem a postura de cada jogador e os mais recentes desenvolvimentos do programa. Desta vez, coube a Diana Lopes e a Agnes Arabela.
Enquanto Diana Lopes colocou um alvo em Miguel Vicente, Agnes Arabela não poupou João Ricardo, que está em risco de ser expulso e que se revoltou com o que ouviu. "Eu identifiquei uns traços que, pronto, eu só estou a observar nas últimas duas semanas, observei uns traços de que não gostei (...) uns traços narcisistas", salientou Agnes Arabela.
"Só quero dar os parabéns à Agnes porque, com o pouco que vê, consegue ser uma realizadora incrível. Tens todo o jeito para escrever um guião e tirar a pinta à malta. Só te quero dar os parabéns, querida. Disseste algumas coisas que não saíram da minha boca", retorquiu João Ricardo.
"Deixar só uma nota, Cláudio: a Agnes tem de ver o programa. Vocês têm de convidar pessoas que veem o programa, está bem? Deixo só esse apontamento para a próxima", disse, ainda, para a produção, deixando um recado para Agnes: "Se eu sair hoje, tenho todo o gosto em dar-te um abraço".
Diana Lopes interveio em defesa da colega. "Este comportamento que tu acabaste de ter numa gala espelha muito aquilo que fazes dentro do jogo. Há uma característica que eu considero fundamental para um concorrente ser um bom jogador, que é o poder de encaixe", atirou.
"Tu não tens de estar constantemente a achar que o mundo está contra ti. Tens de ter flexibilidade e abertura para construíres as opiniões que te dão em algo benéfico para o teu próprio jogo e para ti enquanto pessoa", concluiu, recebendo, de volta, um beijinho de "Jorri".
Nenhum dos participantes em risco (João Ricardo, Joana Sobral, Inês Morais e Margarida Castro) foi expulso, uma vez que a expulsão acontecerá este domingo, 2.