
Esta terça-feira, 16 de setembro, o mundo do cinema ficou um pouco mais cinzento. Robert Redford, conhecido e icónico ator e realizador de 89 anos, morreu durante a manhã enquanto dormia tranquilamente em sua casa, em Utah, EUA. A notícia foi avançada pelo "New York Times", depois de Cindi Berger, diretora executiva da empresa de relações públicas que representava o ator, Rogers & Cowan PMK, ter divulgado o sucedido.
Desta forma, esta notícia marca o fim da vida de um dos maiores ícones do cinema norte-americano, uma vez que Robert Redford deixa um grande legado enquanto ator, realizador e promotor de artistas independentes - caso esse que acontecia na Instituição Sundance, fundada para esse mesmo objetivo.
Durante toda a sua carreira, o ator acumulou reconhecimento crítico e inúmeras distinções não só como ator mas também como realizador, e entre os destaques das suas atuações estão "África Minha", com Meryl Streep, e "A Golpada", com Paul Newman, que lhe deu a primeira e única nomeação aos Óscares na sua carreira enquanto ator.
Além destes, "Os Homens do Presidente", "Dois Homens e Um Destino" e "Proposta Indecente" são três dos trabalhos mais elogiados de Robert Redford, e apesar de todos estes terem sido lançados antes da década de 2000, a verdade é que mesmo depois disso o ator continuou a fazer um brilharete - que o diga os filmes "Nós, ao Anoitecer" e "Capitão América: Soldado de Inverno". Assim, para celebrar Robert Redford, eis sete filmes icónicos pelos quais será sempre lembrado, e que valem muito a pena procurar nos catálogos das plataformas de streaming.