Robert Redford, conhecido e icónico ator e realizador de 89 anos, morreu na manhã desta terça-feira, 16 de setembro, enquanto dormia tranquilamente em sua casa, em Utah, EUA. A notícia foi avançada pelo "New York Times", depois de Cindi Berger, diretora executiva da empresa de relações públicas que representava o ator, Rogers & Cowan PMK, ter divulgado o sucedido.

Giorgio Armani morre aos 91 anos. Causa da morte ainda não é conhecida
Giorgio Armani morre aos 91 anos. Causa da morte ainda não é conhecida
Ver artigo

A causa da morte ainda não foi divulgada, e mais detalhes não foram dados sobre a morte de Robert Redford, que aconteceu quase um mês depois de fazer 89 anos, a 18 de agosto.

O ator nasceu em 1936 e foi com apenas 24 anos que começou a sua longa carreira na representação, fazendo com que fossem vários os filmes a apresentar no seu currículo. Entre os destaques estão "África Minha", com Meryl Streep, e "Golpe de Mestre", com Paul Newman, que lhe deu a primeira e única nomeação aos Óscares na sua carreira enquanto ator.

No entanto, Robert Redford não brilhou só à frente da câmara. Foi aos 40 anos que o ator se aventurou no mundo da realização, tendo inclusive vencido mais quatro estatuetas, todas elas com o filme "Gente Comum" - onde conquistou a estatueta de Melhor Realizador. "Quiz Show" também acabou nomeado para os Óscares, mas não recebeu nenhum dos prémios. Além do cinema, Robert Redford fundou ainda a Instituição Sundance, cujo objetivo é ajudar artistas independentes.