A Time Out revelou quais são os 49 bairros mais "cool" do mundo, em 2021. Com Nørrebro, em Copenhaga, na Dinamarca, no topo da lista, Portugal não ficou de fora e alcançou dois lugares de destaque no ranking.

Com o objetivo de encontrar os melhores bairros do mundo para comer, beber e desfrutar da cultura, a revista de lifestyle contou com os testemunhos de 27.000 inquiridos. Anjos, em Lisboa, e Foz, no Porto, foram os dois bairros portugueses destacados pela publicação, na 34.ª e 38.ª posição, respetivamente.

Portugal tem uma cidade no top 10 das melhores do mundo da Time Out. Saiba qual foi a eleita
Portugal tem uma cidade no top 10 das melhores do mundo da Time Out. Saiba qual foi a eleita
Ver artigo

Para além da eleição, estas duas zonas nacionais arrecadaram, ainda, largos elogios por parte da Time Out.

"Anjos é uma mistura de tudo o que desejamos num bairro"

"Anjos é uma mistura de tudo o que desejamos num bairro. Há poucos lugares tão vivos como este com cafés de referência, associações culturais e restaurantes que servem comida de todo o mundo", lê-se na publicação, que exalta o bairro de Anjos pela evidente diversidade cultural, à margem de uma vasta panóplia de estabelecimentos que atraem multidões.

A Time Out sugere, ainda, aquele que seria o "dia perfeito" neste bairro lisboeta. Segundo a revista britânica, o ideal é desfrutar de um pequeno-almoço saudável na Maria Food Hub, e posteriormente passar pela Retrosaria Rosa Pomar – e, claro, participar num dos workshops disponíveis, especialmente pensados para quem gosta de tricot ou croché.

Já foi publicada a lista dos melhores países do mundo. Veja qual é o top 10
Já foi publicada a lista dos melhores países do mundo. Veja qual é o top 10
Ver artigo

De seguida, pode (e deve) desfrutar de um café no espaço Thank You Mama e, ainda, visitar o estabelecimento Pif, que, segundo a publicação, "poderia facilmente ser destacado como o bar de vinhos mais bonito de Lisboa".

Se, durante o dia, o cheiro a café se faz sentir por todo o bairro, à noite o papel principal é ocupado pelas cervejas artesanais. Anjos, presente na 34.ª posição da lista, é, segundo a Time Out, o bairro onde "vai querer ficar para sempre".

"Onde o rio encontra o oceano"

Já no 38.º lugar do ranking, surge o bairro da Foz, no Porto. Considerado o local ideal para "fugir da agitação" da baixa da cidade, graças às suas ruas largas, revela-se a zona perfeita para correr ou andar de bicicleta.

Há uma nova Pousada de Portugal no Porto. Tem piscina interior e uma promoção especial
Há uma nova Pousada de Portugal no Porto. Tem piscina interior e uma promoção especial
Ver artigo

Situa-se onde "o rio encontra o oceano" e, de acordo com a mesma publicação, conta com praias ideais "para passeios em família, aulas de surf ou apenas relaxar sozinho na areia".

A Time Out destaca, ainda, o conceito ousado dos restaurantes e das lojas do bairro, em perfeito equilíbrio com a arquitetura histórica, monumentos antigos e, claro, padarias e mercados tradicionais. Para a revista, pelos azulejos típicos, pintados apenas a azul e branco, "a Foz Velha tem o seu próprio charme especial". 

Na Foz, a publicação garante que o ideal é começar o dia com doces tradicionais portugueses na confeitaria Tavi, que conta com vista privilegiada para o mar, e, mais tarde, seguir para o restaurante de Pedro Lemos  que já arrecadou uma estrela Michelin – onde "cada prato é uma obra de arte", lê-se.

Nørrebro (em Copenhaga, na Dinamarca), Andersonville (em Chicago, nos Estados Unidos) e Jongno-gu ( em Seul, na Coreia do Sul) são bairros que ocupam o pódio da lista da Time Out, que conta, ainda, com bairros como Leith (em Edinburgh) ou Chelsea (em Nova Iorque, nos Estados Unidos). Espreite a lista completa aqui.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.