Portugal tem quatro mestrados em Gestão entre os melhores do mundo. Quem assim os classificou foi o "Financial Times", na edição deste ano do ranking Masters in Management, que avalia, todos os anos, os 100 melhores mestrados desta área no mundo. Aquele que está mais bem classificado é o da Nova School of Business & Economics, que está no top 10.

Em causa estão 19 indicadores de avaliação, como progressão de carreira e mobilidade dos graduados, diversidade dos alunos e professores, experiência internacional, investigação e, mais recentemente, a pegada de carbono, diz o "Jornal de Notícias". Por isso, o da Nova SBE, que se encontra na oitava posição, destacou-se nos indicadores internacionais de mobilidade, experiência académica e no critério de pegada de carbono.

A Católica Lisbon School of Business & Economics é outra das instituições cujo curso figura no top 100, sendo a segunda melhor classificada no que às portuguesas diz respeito. Encontra-se no 27.º lugar da lista, tendo descido uma posição no ranking. A taxa de empregabilidade de 97% nos três meses após a conclusão da formação, a elevada proporção de professores (38%) e alunos (93%) internacionais foram o que lhe garantiram a posição.

Ranking de escolas é liderado por privadas e primeira pública só aparece em 39.º. Conheça a lista
Ranking de escolas é liderado por privadas e primeira pública só aparece em 39.º. Conheça a lista
Ver artigo

O mestrado do ISCTE Business School subiu duas posições nesta tabela de formação de líderes empresariais, para o 60.º lugar, depois de ter subido 12 lugares entre 2022 e 2023. "[Esta evolução no ranking é] reflexo do esforço contínuo na melhoria da qualidade do nosso programa", diz Maria João Cortinhal, reitora da escola, citada pelo "ECO".

Por fim, em 70.º lugar, aparece a Universidade do Porto (Faculdade de Economia e Porto Business School). Esta é uma novidade já que, em edições passadas, não estava entre os 100 melhores do mundo, mas agora conseguiu integrar este grupo – algo que Luís Pinto, diretora do curso, considera ser um "reflexo positivo" das "estratégias de ensino e internacionalização".

Em primeiro lugar na lista do "Financial Times" encontra-se a University of St Gallen, na Suíça, com o Master of Arts in Strategy and International Management. Em último, está a Lucerne School of Business, também na Suíça, com o Master of Science in Business Administration.