Um surto de doença gastrointestinal atingiu mais de 140 pessoas durante um cruzeiro da Royal Caribbean International que partiu de Los Angeles rumo ao México, entre 4 e 11 de julho. De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), citados pela revista “People”, 134 passageiros e 7 tripulantes foram afetados por sintomas como diarreia, vómitos e dores abdominais.

O navio transportava 3914 passageiros e 1266 membros da tripulação. Segundo o CDC, o surto foi comunicado no último dia da viagem, 11 de julho, e as causas da infeção continuam por apurar.

Perante a situação, a Royal Caribbean implementou medidas adicionais, como o reforço da limpeza e a desinfeção a bordo, o isolamento dos doentes nas cabines, a recolha de amostras de fezes para análise laboratorial e o contacto com o Programa de Saneamento de Navios.

“A saúde e a segurança dos nossos passageiros, da tripulação e das comunidades que visitamos são a nossa principal prioridade”, afirmou um porta-voz da Royal Caribbean ao "USA TODAY", segundo a "People".

A empresa garantiu ainda que aplica protocolos de limpeza “para garantir um ambiente que cumpra os mais elevados padrões de saúde e segurança". "Implementamos procedimentos de limpeza rigorosos, muitos dos quais vão muito além das diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde pública", conclui.