A Time Out revelou quais são os 49 bairros mais "cool" do mundo, em 2021. Com Nørrebro, em Copenhaga, na Dinamarca, no topo da lista, Portugal não ficou de fora e alcançou dois lugares de destaque no ranking.
Com o objetivo de encontrar os melhores bairros do mundo para comer, beber e desfrutar da cultura, a revista de lifestyle contou com os testemunhos de 27.000 inquiridos. Anjos, em Lisboa, e Foz, no Porto, foram os dois bairros portugueses destacados pela publicação, na 34.ª e 38.ª posição, respetivamente.
Para além da eleição, estas duas zonas nacionais arrecadaram, ainda, largos elogios por parte da Time Out.
"Anjos é uma mistura de tudo o que desejamos num bairro"
"Anjos é uma mistura de tudo o que desejamos num bairro. Há poucos lugares tão vivos como este com cafés de referência, associações culturais e restaurantes que servem comida de todo o mundo", lê-se na publicação, que exalta o bairro de Anjos pela evidente diversidade cultural, à margem de uma vasta panóplia de estabelecimentos que atraem multidões.
A Time Out sugere, ainda, aquele que seria o "dia perfeito" neste bairro lisboeta. Segundo a revista britânica, o ideal é desfrutar de um pequeno-almoço saudável na Maria Food Hub, e posteriormente passar pela Retrosaria Rosa Pomar – e, claro, participar num dos workshops disponíveis, especialmente pensados para quem gosta de tricot ou croché.
De seguida, pode (e deve) desfrutar de um café no espaço Thank You Mama e, ainda, visitar o estabelecimento Pif, que, segundo a publicação, "poderia facilmente ser destacado como o bar de vinhos mais bonito de Lisboa".
Se, durante o dia, o cheiro a café se faz sentir por todo o bairro, à noite o papel principal é ocupado pelas cervejas artesanais. Anjos, presente na 34.ª posição da lista, é, segundo a Time Out, o bairro onde "vai querer ficar para sempre".
"Onde o rio encontra o oceano"
Já no 38.º lugar do ranking, surge o bairro da Foz, no Porto. Considerado o local ideal para "fugir da agitação" da baixa da cidade, graças às suas ruas largas, revela-se a zona perfeita para correr ou andar de bicicleta.
Situa-se onde "o rio encontra o oceano" e, de acordo com a mesma publicação, conta com praias ideais "para passeios em família, aulas de surf ou apenas relaxar sozinho na areia".
A Time Out destaca, ainda, o conceito ousado dos restaurantes e das lojas do bairro, em perfeito equilíbrio com a arquitetura histórica, monumentos antigos e, claro, padarias e mercados tradicionais. Para a revista, pelos azulejos típicos, pintados apenas a azul e branco, "a Foz Velha tem o seu próprio charme especial".
Na Foz, a publicação garante que o ideal é começar o dia com doces tradicionais portugueses na confeitaria Tavi, que conta com vista privilegiada para o mar, e, mais tarde, seguir para o restaurante de Pedro Lemos que já arrecadou uma estrela Michelin – onde "cada prato é uma obra de arte", lê-se.
Nørrebro (em Copenhaga, na Dinamarca), Andersonville (em Chicago, nos Estados Unidos) e Jongno-gu ( em Seul, na Coreia do Sul) são bairros que ocupam o pódio da lista da Time Out, que conta, ainda, com bairros como Leith (em Edinburgh) ou Chelsea (em Nova Iorque, nos Estados Unidos). Espreite a lista completa aqui.