Esqueça as fardas de blazer e lenço acetinado que habitualmente são usadas pelos funcionários dos hotéis. Nesta nova unidade, é recebido por uma equipa vestida a rigor com os trajes tradicionais dos membros dos grupos de Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, neste caso confecionados pela Tia Dédé, "uma costureira local que faz os trajes do Cante há muitos anos", revela a administração à MAGG. A razão deste fardamento? Porque o novo Hotel O Cante é uma homenagem a este tradicional género de música e à cultura da região.

O proprietário é um alentejano que "sabe letras do Cante Alentejano de cor", as mesmas que retratam a dura vida rural e os costumes das suas gentes. "O proprietário quer fazer uma homenagem às suas raízes criando um hotel que transmita um pouco dessa cultura", diz a administração da unidade.

Há um novo percurso pedonal para percorrer no Alentejo entre um vale rico em fauna e flora
Há um novo percurso pedonal para percorrer no Alentejo entre um vale rico em fauna e flora
Ver artigo

Ainda vai ser preciso esperar para conhecer os encantos deste novo hotel com alma portuguesa — abre portas a 15 de junho em regime de soft opening —, mas já se sabe o que vai ser possível encontrar.

O Hotel O Cante, com quatro estrelas, tem um total de 50 quartos, restaurante e bar, piscinas, spa e sala de reuniões e todos os espaços têm pormenores que remontam ao passado — como a vida no campo e os afazeres domésticos das gentes locais —, misturados com um estilo contemporâneo. Um dos toques de modernidade diz respeito aos quartos com jacuzzi privado.

Além das bolhas do jacuzzi, os quartos combinam tons que caracterizam o Alentejo, isto é, tons terra e o dourado das planícies, bem como materiais em madeira e cortiça. No que diz respeito à cultura, as mantas alentejanas, feitas por artesãos locais, são colocadas em cima das camas dos quartos, nos quais também se encontram estrofes de canções do Cante Alentejano escritas nas paredes.  

E fora das paredes, haverá Cante Alentejano a ecoar pelo hotel? "Sim. O hotel vai oferecer numa base semanal espetáculos de Cante Alentejano interpretados por grupos de Cante selecionados pela sua qualidade e originalidade", diz à MAGG a administração, que promete surpreender os hóspedes durante a estadia. Tal pode acontecer no quarto, com uma "interpretação inesperada de O Cante".

Como não podia deixar de ser, num hotel que é uma ode ao Alentejo, também tem de haver gastronomia alentejana. Vai poder encontrá-la no Ponto Alto, o restaurante da unidade.

Para garantir a estadia a partir de 15 de junho, pode fazer já a pré-reserva.

Hotel O Cante

Localização: Avenida S. Sebastião n.º 1, 7000-767 Évora, Portugal
Reservas: +351 266702260/ hello@hotelocante.com

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.