"Quando acordo, a primeira coisa que faço é abrir as cortinas e tenho o privilégio de encarar um pinhal virgem e ouvir o som mais natural, que são os passarinhos. É uma harmonia maravilhosa que se sente". E é também assim, tal como a atriz Catarina Gouveia, de 33 anos, descreve à MAGG, que vai poder acordar no novo alojamento da atriz instalado no Pestana Tróia Eco-Resort & Residences.

O conceito "Slow Home Slow Living" da nova casa está alinhado com o próprio estilo de vida da atriz, que privilegia o contacto com a natureza e está sempre atenta ao exercício físico e à alimentação saudável. Aliás, o gosto pelas receitas saudáveis e pela cozinha estiveram até na balança quando no ano passado, já decorria a pandemia em Portugal, Catarina estava decidida a avançar com um projeto só seu.

"Andava com uma vontade de criar um negócio próprio que me entusiasmasse e ao mesmo tempo que existisse uma identificação direta comigo. Na altura a ideia era um pequeno negócio de restauração, onde eu pudesse cozinhar, receber as pessoas, uma vez que eu gosto mesmo de cozinhar", conta à MAGG.

Contudo, uma nova ideia surgiu mais tarde, quando a atriz e o marido Pedro de Melo Guerra foram passar o período de confinamento, em abril, em Tróia, numa casa vazia "gentilmente" cedida por uns amigos para que pudessem isolar-se com a natureza em redor — algo que não tinham à disposição na casa de Lisboa.

Saiba quanto custa o body elegante de Catarina Gouveia que também a vai deixar um arraso
Saiba quanto custa o body elegante de Catarina Gouveia que também a vai deixar um arraso
Ver artigo

"Foi mesmo uma experiência muito decisiva para mim", afirma Catarina Gouveia. Isto porque, por coincidência, no mês em que estavam alojados em Tróia foi colocado à venda um imóvel que despertou a atenção da atriz. "Eu pensei: 'É aqui que vou investir e criar uma oportunidade de as pessoas sentirem esta minha paixão pelo que é viver integrado na natureza o máximo possível e ter uma conexão diária direta'. E foi assim que tudo começou", refere.

Segundo Catarina Gouveia, este alojamento "não convida a um ritmo acelerado" e quebra com a agitação que se vive diariamente nas cidades. "É uma descontração completamente diferente daquela que estamos habituados. Pelo menos eu, aqui na cidade. É respirar a natureza na sua plenitude", remata.

Um pedaço de Catarina Gouveia ao alcance de todos os querem relaxar

Se acompanha as histórias de Instagram da atriz, sabe que todos os dias há um pequeno-almoço de fazer inveja: umas panquecas de batata doce ou de cenoura, uma tapioca com ovos mexidos, um sumo verde ou um cappuccino com cacau na liquidificadora para os dias mais frios. Agora, também pode preparar qualquer uma destas ementas no novo alojamento e degustar na natureza que está presente dentro e fora de casa.

"Como sou amante de uma alimentação saudável, há certos utensílios de que não prescindo na minha cozinha", refere Catarina Gouveia, que considera que essas ferramentas são fundamentais numa alimentação saudável. "Uma boa liquidificadora ou mesmo uma panquequeira, que é muito típica porque eu adoro fazer panquecas ao pequeno-almoço, são coisas em que eu decidi investir para que as pessoas, quando estiverem na casa, possam fazer batidos e utilizar todos os utensílios, caso se identifiquem", diz.

Catarina Gouveia
Catarina Gouveia créditos: divulgação

A essência de Catarina Gouveia não está apenas na cozinha, mas em toda a decoração do espaço pensado à sua semelhança. A atriz tentou trazer a natureza do pinhal, inserido numa reserva ecológica, para dentro de casa — que faz questão de apresentar como "a Nossa Casa" — e resultou em tons neutros e materiais "o mais sustentáveis possível".

"Recorri a madeiras e empresas que acolhem este conceito de sustentabilidade. Todos os utensílios são de madeira, não há plásticos dentro de casa. Com estes pequenos pormenores, muitas vezes acabo por acreditar que quem possa ter esta experiência, quem sabe, adquira hábitos com a vivência dentro de casa e consiga arrastá-los para dentro das próprias casas", idealiza Catarina. A juntar a tudo isto, os hóspedes do novo alojamento vão também encontrar sacos reutilizáveis para ir às compras, papel higiénico ou de cozinha reciclados, bem como sacos do lixo reciclados.

O que não é reciclado, mas também permite dar uma nova vida (ou mudar vidas) são os livros que marcaram o estilo de vida atriz e vão estar nas prateleiras do alojamento. "São livros que significam muito para mim, que tiveram um grande importância na minha vida, no sentido do meu estilo de vida, desde a alimentação a tantos outros aspetos", avança à MAGG.

Por falar em vida, a de Catarina Gouveia vai continuar como sempre no sentido de progressão da carreira como atriz, sendo que o novo projeto posiciona-se apenas como uma ambição, finalmente alcançada. "Não tenho como objetivo afastar-me da minha verdadeira profissão, que é ser atriz. Isto foi só um sonho tornado realidade", frisa, acrescentando que o primeiro sonho era ter uma casa completamente integrada na natureza e o segundo de concebê-la de forma ecológica — algo que conferiu ao estudar o impacto ambiental do Pestana Tróia Eco-Resort & Residences antes de dar este grande passo.

Como se a natureza não bastasse, ainda pode ir à piscina ou andar a cavalo

Uma vez que a casa de Catarina Gouveia está integrada no Pestana Tróia Eco-Resort & Residences, todas as comodidades do resort estão também disponíveis ao público. No que diz respeito ao exercício físico, tem acesso aos campos desportivos de ténis, padel, futsal e basquetebol, e, claro, aos ginásios. "Como sou amante de desporto e ginásios, privilegio bastante este serviço", destaca Catarina Gouveia.

Já no que diz respeito ao bem-estar, poderá usufruir dos serviços de SPA, sauna, banho turco, do acesso direto à praia pelos passadiços e da piscina exterior e interior. Tudo isto completa-se com um parque infantil, jardins, mercearia e restaurantes. E a oferta não fica por aqui.

Praia de Tróia
Praia de Tróia créditos: divulgação

Fora do resort pode fazer passeios de bicicleta, desportos náuticos, golf, observação de golfinhos e aves, visitar as ruínas romanas de Tróia, passar pelo cais Palafítico da Carrasqueira e visitar a pitoresca aldeia da Comporta. Falta ainda falar dos passeios a cavalo, tal como Catarina mostrou nas redes sociais.

A casa inserida no Pestana Tróia Eco-Resort & Residences tem três quartos duplos (ideal para famílias ou grupos de seis pessoas) e já pode ser reservada e custa a partir de 190€ por noite, segundo as tarifas aplicadas pelo grupo Pestana no site.

Catarina Gouveia no Pestana Tróia Eco-Resort & Residences

Localização: Estrada Nacional 253-1, Península de Tróia, 7570-789 Grândola
Reservas: fo.troia@pestana.com

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.