
Depois de ter publicado um primeiro livro físico em 2021 (“Feito com Amor”), Catarina Gouveia decidiu partilhar novamente a sua paixão pela cozinha e por um estilo de vida saudável, mas, desta vez, em formato digital. “Cozinhar, Partilhar e Amar – Saborear em Família” reúne mais de 60 receitas saudáveis, deliciosas e práticas, pensadas para toda a família.
"Foi uma ideia que acabou por surgir de uma forma muito natural, a propósito do feedback que eu fui recolhendo, e que era sempre muito linear em relação à partilha orgânica que faço diariamente nos meus stories. Achei que poderia presentear aqui, ao compilar todas as receitas, pelo menos aquelas que são as mais frequentes e as mais regulares, de uma forma assertiva, prática e leve, e poder proporcionar, então, um acesso mais rápido e mais intuitivo à comunidade que me acompanha diariamente”, conta Catarina Gouveia à MAGG.
A atriz e influenciadora de 37 anos, que readaptou o seu estilo de vida optando por uma alimentação mais natural e saudável, partilha diariamente no seu Instagram as suas receitas provenientes de um gosto que lhe foi passado pela mãe. “Este gosto pela cozinha foi-me passado pela minha mãe desde muito cedo, que me integrou quase como sua assistente de bancada na cozinha. É uma cozinheira de mão cheia e, portanto, eu desde muito cedo que comecei num ambiente pelo qual me apaixonei e percebi desde muito nova que chega a ser terapêutico, porque estamos a criar e a viver a sua verdadeira arte no que toca a cozinhar”, explica a influenciadora.
O e-book está dividido entre pequenos-almoços, almoços, jantares, snacks e brunches de verão, de primavera e de outono e inverno. “Eu e a minha família somos adeptos de brunches. Gostamos imenso de conciliar pequeno-almoço com almoço numa só refeição, quando os dias nos permitem, por exemplo, ao fim-de-semana que apela mais ao slow living e que conseguimos estar na cozinha, a preparar todas as refeições”, revela Catarina Gouveia ao explicar que, no livro, decidiu dividir os tipos de brunch consoante as estações do ano “para consciencializar a importância” da sazonalidade dos alimentos “e de como isso tem um grande impacto” na saúde, para “além de todas as vantagens ambientais que estão associadas”.
A melhor parte é que pode deliciar-se com todas as receitas que foram pensadas para serem saborosas e saudáveis, e muitas delas inspiradas em pratos tradicionais da gastronomia portuguesa, como doces e pastelaria. “Eu tentei readaptar todas as receitas que me fascinavam, agora num estilo mais saudável, num estilo que não comprometa a nossa saúde, porque, para mim, é a cereja no topo do bolo poder cozinhar e proporcionar a quem nós amamos refeições e alimentos que consigam trazer sabor, gosto e prazer”, revela à MAGG.
Praticidade também não falta no “Cozinhar, Partilhar e Amar – Saborear em Família”. “Tentei estender o melhor daquilo que se pode viver na cozinha hoje em dia, que é que seja prático, rápido, fácil, intuitivo e que o resultado final seja prazeroso”, explica Catarina Gouveia.
Para além de receitas para o dia a dia, a influenciadora traz várias inspirações perfeitas para épocas festivas e datas especiais e, acima de tudo, que possam ser saboreadas em família sem que os bebés tenham de comer algo diferente dos pais.
De acordo com Catarina Gouveia, das dezenas de receitas que pode agora, de forma mais prática, recriar em casa, não pode mesmo deixar de experimentar os pastéis de nata, feitos com folhas de arroz, as farófias de aveia e a pizza nuvem, com uma base de claras de ovo.