A Páscoa é a altura ideal para abusar nos doces, mas não tem de ser sinónimo de tardes passadas entre mantas e comandos no sofá. A primavera já chegou, os miúdos estão quase a entrar de férias e a verdade é que este ano não há tempo a perder. Pelo menos, em Vila Nova de Gaia.

Já a pensar nas decorações para a Páscoa? 18 artigos que prometem trazer alegria à mesa
Já a pensar nas decorações para a Páscoa? 18 artigos que prometem trazer alegria à mesa
Ver artigo

Isto porque o quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia é palco da Festa do Chocolate, que decorre de 9 a 17 de abril — e já preparou todo um plano de festas a pensar tanto nas férias dos miúdos como no (tão aguardado) fim de semana prolongado da Páscoa dos adultos. Entre chocolate, chocolate e mais chocolate e decorações alusiva às festividades, os visitantes vão ser postos à prova e convidados a pôr as mãos na massa.

Comer é bom, mas há tempo para tudo e a Feira do Chocolate tem uma série de atividades preparadas para todos aqueles que decidirem passar pelo evento, desde exposições a workshops, passando, claro, pela típica caça ao ovo.

Por isso, enquanto os miúdos exploram a sua imaginação no recanto dos Chocolatinhos da Páscoa, onde poderão fazer o seu próprio chocolate e ainda sair de cara pintada, os adultos podem participar nos workshops de degustação de chocolate, de harmonização de chocolate com vinho do Porto ou, ainda, de harmonização de vinhos com chocolate — sim, nós sabemos, até faz crescer água na boca. Mas adiante.

O Museu do Chocolate (The Chocolate Story) é paragem obrigatória no roteiro desta festa, onde excepcionalmente será possível realizar uma visita guiada com direito a prova de quatro sabores de chocolate distintos. "Chocolate Grand Tour vai dar a conhecer o Xocolatl, a bebida Azteca feita com cacau que encantou os primeiros europeus a chegar ao México, e vai permitir viajar no tempo provando a receita da primeira tablete de chocolate. A visita termina com a prata (ou o chocolate) da casa: a marca Vinte Vinte", avança a organização.  

Páscoa não é Páscoa sem a típica caça ao ovo

Quem já participou numa caça ao ovo raramente deixa cair a tradição. Quem nunca experimentou pode e deve fazê-lo o quanto antes — e a Feira do Chocolate de Vila Nova de Gaia dá uma empurrão nesse sentido.
Entre os dias 11 e 16 de abril, das 10h às 12h, todas as crianças que visitem os museus da Feira do Chocolate, incluíndo o Museu do Chocolate, vão poder participar numa caça ao ovo. Sendo que, para poder ganhar, têm de descobrir, ao longo da exposição, as respostas a um enigmático quiz. Assim, vão aprendendo enquanto brincam, com um olho no processo e outro no prémio: um ovo de chocolate, claro.
Festa do Chocolate vai animar Gaia de olhos postos na Páscoa
créditos: WOW

Já de 11 a 15 de abril, das 14h às 15h, todos os que adquirirem bilhete para um dos museus, independentemente da idade, recebem uma tablete de chocolate Vinte Vinte e habilitam-se a encontrar um Golden Ticket, que dá acesso exclusivo ao Museu e à Fábrica de Chocolate com um mestre chocolateiro.

E a verdade é vale a pena marcar presença mesmo que não seja adepto de grandes festas e não esteja para rambóias. Isto porque para além de poder espreitar um ovo de Páscoa com 2,5 metros de altura, pode ter a sorte de se cruzar com o coelho da Páscoa, que vai andar pelo recinto a distribuir chocolates. E — há que dizê-lo — nunca se diz que não a um chocolate. Muito menos em plena Páscoa. 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.