A Páscoa é a altura ideal para abusar nos doces, mas não tem de ser sinónimo de tardes passadas entre mantas e comandos no sofá. A primavera já chegou, os miúdos estão quase a entrar de férias e a verdade é que este ano não há tempo a perder. Pelo menos, em Vila Nova de Gaia.
Isto porque o quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia é palco da Festa do Chocolate, que decorre de 9 a 17 de abril — e já preparou todo um plano de festas a pensar tanto nas férias dos miúdos como no (tão aguardado) fim de semana prolongado da Páscoa dos adultos. Entre chocolate, chocolate e mais chocolate e decorações alusiva às festividades, os visitantes vão ser postos à prova e convidados a pôr as mãos na massa.
Comer é bom, mas há tempo para tudo e a Feira do Chocolate tem uma série de atividades preparadas para todos aqueles que decidirem passar pelo evento, desde exposições a workshops, passando, claro, pela típica caça ao ovo.
Por isso, enquanto os miúdos exploram a sua imaginação no recanto dos Chocolatinhos da Páscoa, onde poderão fazer o seu próprio chocolate e ainda sair de cara pintada, os adultos podem participar nos workshops de degustação de chocolate, de harmonização de chocolate com vinho do Porto ou, ainda, de harmonização de vinhos com chocolate — sim, nós sabemos, até faz crescer água na boca. Mas adiante.
O Museu do Chocolate (The Chocolate Story) é paragem obrigatória no roteiro desta festa, onde excepcionalmente será possível realizar uma visita guiada com direito a prova de quatro sabores de chocolate distintos. "A Chocolate Grand Tour vai dar a conhecer o Xocolatl, a bebida Azteca feita com cacau que encantou os primeiros europeus a chegar ao México, e vai permitir viajar no tempo provando a receita da primeira tablete de chocolate. A visita termina com a prata (ou o chocolate) da casa: a marca Vinte Vinte", avança a organização.
Páscoa não é Páscoa sem a típica caça ao ovo
Já de 11 a 15 de abril, das 14h às 15h, todos os que adquirirem bilhete para um dos museus, independentemente da idade, recebem uma tablete de chocolate Vinte Vinte e habilitam-se a encontrar um Golden Ticket, que dá acesso exclusivo ao Museu e à Fábrica de Chocolate com um mestre chocolateiro.
E a verdade é vale a pena marcar presença mesmo que não seja adepto de grandes festas e não esteja para rambóias. Isto porque para além de poder espreitar um ovo de Páscoa com 2,5 metros de altura, pode ter a sorte de se cruzar com o coelho da Páscoa, que vai andar pelo recinto a distribuir chocolates. E — há que dizê-lo — nunca se diz que não a um chocolate. Muito menos em plena Páscoa.