No que toca a estadias que aliam o conforto ao luxo, os hotéis Four Seasons são considerados a nata da hotelaria. Normalmente, não é neste grupo que pensamos quando queremos viajar com crianças, mas a verdade é que há um resort em que elas são tão bem-vindas quanto os adultos – e fica num destino perfeito para umas férias paradisíacas.
Estamos a falar do Four Seasons Resort Peninsula Papagayo, que fica na Costa Rica, a cerca de 35 minutos do Aeroporto de Guanacaste. Assumindo-se como um retiro de luxo em contacto na natureza, é o local ideal para todo o género de viajantes, dos mais aventureiros aos que gostam de ficar a torrar ao sol, passando até por quem não sai de casa sem levar os miúdos atrás.
No total, a unidade conta com 181 quartos, incluindo suites e villas privativas. Todos eles têm uma coisa em comum: uma decoração que prima pela elegância, como é apanágio dos Four Seasons, mas adaptada à paisagem idílica em que está integrado (a praia, diga-se). Contam com mobiliário de vime e bambu, ar condicionado, uma sala de estar, televisão e zona de refeições, assim como varandas espaçosas, onde o Oceano Pacífico dá o ar da sua graça.
E sendo um resort que assume como amigo das famílias, os miúdos só passam o dia no quarto se quiserem. É que o Four Seasons tem um clube infantil, chamado Kids For All Seasons, com uma panóplia de atividades que têm tanto de educativas como de engraçadas. Desde caças ao tesouro na praia aos jogos aquáticos na piscina, todas são projetadas para manter os pequenos entretidos.
Veja as fotos.
Este espaço é exclusivo a crianças dos 5 aos 12 anos, mas há mais coisas para fazer, como brincar no parque infantil, encestar umas bolas no campo de basquetebol ou até fazer um percurso de aventura. Além disso, há três piscinas no empreendimento e, embora uma delas seja só para adultos, as outras duas foram concebidas para aproveitar o sol em família.
Quando se fartar das piscinas, pode (e deve) desfrutar das praias de que o Four Seasons se mune – até porque os miúdos aproveitam qualquer desculpa para ficarem de molho até os dedos enrugarem. Pode optar pela Playa Virador, que tem o Oceano Pacífico como protagonista, ou pela Playa Branca, na qual pode ir a banhos numa baía bem mais calma.
Quando os adultos tiverem tempo para fazer uma pausa, podem sempre aproveitar as atividades que o hotel tem disponíveis. As aulas de ioga são para quem precisa de dar descanso à alma, mas aqueles que não conseguem conter o ímpeto da descoberta podem andar de caiaque, fazer stand-up paddle ou caminhadas e observação de macacos.
Além das aventuras ao ar livre, uma das valências do resort é a oferta gastronómica em abundância. Com seis conceitos de restaurante diferentes, cada um com a sua própria identidade, há uma panóplia de iguarias para provar. Dos grelhados frescos do Bahia ao marisco do Pesce, passando pelos sabores mediterrânicos do Virador Beach Club ou pelos os cortes de carne da steakhouse Nemare, é provável que as férias pesem na balança (literalmente).
Já está a precisar de férias? Então, se quiser fugir para o Four Seasons Resort Peninsula Papagayo, uma noite num quarto com cama grande ou duas camas de casal e um berço, para dois adultos e uma criança, custar-lhe-á 2.092€ por noite, segundo simulação feita no site para 1 a 8 de abril.
Se tiver uma família grande e precisar de ficar hospedado numa das villas, uma noite na Casa del Mar Residence, que comporta oito adultos e duas crianças ou seis adultos e quatro crianças e tem uma piscina privativa, ficar-lhe-á por 26.034€ por noite, segundo simulação feita para as mesmas datas.