Com tantos baloiços espalhados pelo País, porquê rumar até Vieira do Minho para conhecer estes seis em específico? Porque além das paisagens deslumbrantes que cada um proporciona, há muito mais a descobrir (e comer) neste concelho do distrito de Braga.
Antes de partir à aventura, é preciso abastecer com a gastronomia da região e fome não passará de certeza com as couves com feijões, a vitela Barrosã, os sabores de fumeiro e, para finalizar, uns barquilheres, um doce tradicional confecionado à lareira e servido com mel, marmelada ou compotas caseira. Depois sim, pode seguir para os percursos pedestres, como o da Costa dos Castanheiros, fazer BTT ou embarcar no Brancelhe, o barco turístico de Vieira do Minho que o leva ao longo da Albufeira da Caniçada. Os passeios, que decorrem de julho a setembro, em apenas dois dias (quartas-feiras às 11h e domingos às 16h), custam 6€ por pessoa.
E antes que desista de ir porque não sabe onde ficar, temos algumas sugestões: a Pousadela Village, com uma piscina infinita, a Quinta Da Mouta, cujo céu fica destapado à noite para um espetáculo de luzes, ou o OAK Nature, um alojamento local onde perde a noção do tempo ao olhar para as serras nas janelas altas do quarto.
Ao ficar alojado em Vieira do Minho, terá tempo suficiente para andar a pé, de barco e baloiçar no roteiro dos baloiços. Há seis que tornam este concelho uma atração no verão e presença frequente nas fotografias das redes sociais sempre que é altura de férias. Explicamos como lá chegar.
1. Baloiço da Serradela
É dos mais altos, mas não o que tem a maior altitude entre os baloiços de Vieira do Minho. Fica a 815 metros de altitude e concorre para a vista mais impressionante. Isto porque aqui vai poder avistar o vale do Turio, conhecido como o pulmão da serra da Cabreira. A verdadeira essência de Vieira do Minho também se sente pelos sons, como os chocalhos ou o mugido do gado barrosão, e o esvoaçar das folhas das árvores. Os adeptos de trilhos que ficaram curiosos com o que acabaram de ver, podem percorrer o PR4 VRM – Turio, com cerca de 10,5 quilómetros ao longo do vale do Turio.
Para chegar ao baloiço pode ir de carro, ainda assim terá de o deixar a alguns metros e percorrer o restante a pé. Coloque já no GPS.
2. Baloiço do Castro de Anissó
"É o local com a mais bela vista sobre as povoações adjacentes, as serras que dominam o horizonte e, em especial, sobre a Albufeira do Ermal". Não somos nós que o dizemos. São os populares, que conhecem a região como ninguém. Também poderá descobri-la a 732 metros de altitude enquanto baloiça na estrutura de dois lugares — é, por isso, uma viagem para fazer a dois.
Para encontrar o Baloiço do Castro de Anissó, pode ir de carro, estacioná-lo a alguns metros do baloiço e fazer um pequeno percurso pedonal até lá chegar. Veja a localização.
3. Baloiço panorâmico de Cantelães
Se gosta de altitude, este baloiço é paragem obrigatória quando fizer o roteiro. Está a 875 metros de altitude e oferece uma vista singular para a serra da Cabreira, o Talefe e a vila de Vieira do Minho. Este pode ser um bom ponto para almoçar antes de seguir para o baloiço seguinte, já que apenas a um quilómetro há mesas para oito pessoas e uma churrasqueira — tudo o que precisa para um piquenique.
Para chegar ao Baloiço panorâmico de Cantelães, o método é o mesmo que o descrito anteriormente. Saiba até onde tem de ir aqui.
4. Baloiço panorâmico das Antenas
Ocupe um dos assentos e veja com atenção: vai ver a vila de Vieira do Minho, a Albufeira do Ermal e a serras da Cabreira e do Merouço. São estes pontos que pode apreciar a partir da vista panorâmica do baloiço panorâmico das Antenas, em Eira Vedra, no monte de Santa Cecília, a 840 metros de altitude. Não parta sem visitar o Santuário de Nossa Senhora da Fé e o seu Cruzeiro nas imediações.
Vá de carro e encontre o baloiço a pé. Aponte as coordenadas.
5. Baloiço de Pinheiro
Situado em pleno coração da serra da Cabreira, o baloiço de Pinheiro está de frente para as árvores que combinam com o nome. O baloiço faz lembrar os que marcaram a nossa infância, mas este foi pensado para adultos, já que aquilo que procuramos é desfrutar de um momento único e não tanto de diversão. Este acontece aqui, com a vista para a povoação de Pinheiro, a vila de Vieira do Minho e a serra da Cabreira (Turio, Serradela e Cabeço da Vaca).
O método repete-se, mas não se perca no pequeno percurso pedonal. Guarde a localização.
6. Baloiço da Senhora da Lapa
Para terminar (ou começar, depende do sentido pelo qual percorrer a rota), o baloiço da Senhora da Lapa, a 600 metros de altitude, é ideal para refrescar. Está rodeado por uma pequena lagoa que espelha as reações de quem se senta no baloiço e desfruta deste lugar imerso na natureza. Pode fazer um piquenique no parque de merendas e visitar o santuário antes de partir.
Desta vez, o carro fica mesmo junto ao baloiço e dispensa mais uma pequena caminhada. Veja aqui o local exato do baloiço da Senhora da Lapa.