Burgau é um dos segredos mais bem guardados de Portugal. Esta encantadora vila, que fica mesmo em cima da praia, está no limite (poente) do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Pertence ao concelho de Vila do Bispo e, portanto, à região algarvia.
Tanto as suas casas pintadas de branco e azul como a forma como a vila está disposta fazem lembrar Santorini, talvez a mais famosa e cobiçada ilha grega. Por isso, Burgau já conquistou os títulos de "Santorini portuguesa", "Santorini algarvia" ou "Santorini da Costa Vicentina".
Esta Santorini fica a sensivelmente três horas de Lisboa. Em 2010, os leitores da publicação de viagens "Lonely Planet" consideraram-na "a mais pitoresca vila à beira-mar". Antigamente, Burgau era uma vila piscatória, mas, hoje em dia, vive principalmente do turismo.
A praia do Burgau não é grande, mas tem um mar apetecível e, por norma, calmo. Como está rodeada de falésias, fica protegida do vento indesejado. Esta localidade tem origens numa antiga armação de pesca de atum que data do século XVI. Na parte da manhã, ainda é possível observar a rotina dos pescadores.
Esta vila na região oeste do Algarve foi batizada devido a um caracol do mar, que também é conhecido como caramujo ou burrié e que abunda nas rochas da praia, assim como explica a câmara Municipal de Vila do Bispo. Há estacionamentos e muitos restaurantes e bares.