A Quinta do Sanguinhal, no Bombarral, vai receber o Sanguinhal Stock Market no fim de semana que antecede o dia de Carnaval, a 26 e 27 de fevereiro. A iniciativa conta com um mercado de variados produtos de marcas e projetos portugueses, desde decoração à street food.
Apesar deste último conceito estar mais associado aos hambúrgueres — também os haverá e até nas versões vegan e vegetarianas do Fresh (No Meat No Fish) —, no Sanguinhal Stock Market vai encontrar inclusivamente ostras e ouriços do mar em formato pop up. E não é que também se incluem mesmo na classificação de street food?
"Vamos apresentar uma sanduíche artesanal de peixe espada preto da Madeira, com algas, e estamos a tentar fazer uma de marisco ou peixe, com ouriço de mar", conta à MAGG Nuno Nobre, responsável pela primeira ouriçaria em Portugal, a Ouriçaria, lançada em 2019. O projeto é especializado em cozinha do mar e fazia todo o sentido estar presente no Sanguinhal Stock Market, dado que não é a primeira ocasião em que se junta à Quinta do Sanguinhal e pela ligação a esta região do oeste.
"A ideia foi ter um pop up onde temos alguns produtos endógenos, como o ouriço do mar, as ostras e algum peixe, para tentar fazer uma oferta de mar que tem muita influência na quinta não só na vinha, como também na fruticultura e hortícolas da região", acrescenta Nuno Nobre.
Do fresco do mar saltamos para uma sopa da pedra feita em caldeirão de ferro fundido ao vivo, para o porco no espeto servido em pão de castanha feito pelo projeto aGuardada, coxinha de frango, pão de queijo e, nas sobremesas, farturas, algodão doce e brigadeiro que completam as opções do conceito de street food. Ah e, claro, estarão presentes os vinhos Sanguinhal para regar isto tudo e acompanhar o evento que junta também peças de arte, decoração, bijuteria e vestuário de adulto e criança.
Nomes como a Granola Vai Com As Outras, a Casa Lusa, com têxteis feitos em Portugal, os cosméticos biológicos da Ma Naturelle, o artesanato da Oficina8, o vestuário infantil da Ideias Criativas da Nono vão estar presentes, assim como "lojas de bairro do Bombarral, um senhor que vende livros de editoras portuguesas e uma artista francesa que vive na Ericeira e já esteve no mercado de Natal e vai repetir", conta à MAGG Ana Reis da Sanguinhal Vinhos & Turismo.
Isto porque já não é o primeiro evento Sanguinhal Stock Market: houve uma série deles consecutivos até ao São Martinho de 2021, um especial alusivo ao Natal e como o bichinho (este nocivo) ficou, a quinta decidiu realizar mais um a 26 e 27 de fevereiro de 2022. "A ideia foi começarmos a organizar uns género de mercados ao fim de semana na Quinta das Cerejeiras que conjugassem vinho, produtos locais e música. No fundo, criámos uma receita que teve sucesso", refere.
Neste novo mercado, o objetivo é que as marcas possam apresentar-se, assim como escoar stock, e ainda celebrar o momento com comida harmonizada com os vinhos Sanguinhal. E entre as cerca de 30 referências não falta oferta "até para pipocas".
"Temos vinhos leves que são fantásticos com marisco, mas também mais encorpados e castas robustas, como o touriga nacional, que vai lindamente com o porco preto assado no espeto. Temos até para os hambúrgueres vegetarianos e veganos rosés super frutados, equilibrados, que são muito aromáticos e a lembrar frutos vermelhos, mas ao mesmo tempo são secos e bastante gastronómicos", explica Ana Reis.
Tudo isto é degustado em ambiente de festa e com máscaras tão originais quanto uma sandes com ouriço de mar. É que os participantes do evento podem (e devem) ir mascarados, e o melhor disfarce recebe um cabaz com alguns dos produtos que estarão presentes no Sanguinhal Stock Market.
O evento — nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 10h e as 19h — tem um custo de entrada de 5€ (dedutível numa compra no valor de 30€ em vinho), com direito a prova de dois vinhos daquela que é uma das maiores e mais antigas Quintas da Península Ibérica. Pode comprar o bilhete online.