Nina Trulli Resort. É este o nome do hotel, localizado em Monopoli, comuna da região da Puglia, em Itália. Cristina Ferreira está imparável, dado que depois do charmoso Tenuta Mosè, com piscina no quarto, fez uma viagem de mais de uma hora para chegar ao Nina Trulli Resort, na costa leste do salto da bota de Itália.

O resort que aloja agora a apresentadora e diretora de Entretenimento e Ficção da TVI apresenta-se como uma "nova ideia de luxo", ideia essa que desconhecemos, mas que o resort apronta-se a mostrar. Ou melhor, ou Cristina Ferreira.

Cristina repete a vibe de férias. Depois de Maiorca, o charme de Itália
Cristina repete a vibe de férias. Depois de Maiorca, o charme de Itália
Ver artigo

Chegada ao hotel esta segunda-feira, 2 de agosto, uma das primeiras coisas que a apresentadora fez foi visitar a pequena capela do resort, que é palco de casamentos num cenário encantador, composto por campos de trigo, casas típicas e uma extensão de vinhas que rodeia a unidade.

Cristina Ferreira dirigiu-se depois o almoço, refeição em que lhe foi servida uma esponja de tomate. Esponja de tomate, caro leitor. Estamos sem palavras.

Esponja de tomate no Nina 1730
Esponja de tomate no Nina 1730 Esponja de tomate no Nina 1730 créditos: instagram

Esta é uma criação do restaurante Nina 1730, que serve comida tradicional de Puglia, confecionada com ingredientes dos campos da região e da fazenda do resort. Cristina Ferreira voltou ao restaurante à noite para um jantar mais demorado, e que jantar. A carta não está disponível e apesar de as palavras ficarem aquém do que os olhos veem, podemos descrever os pratos numa só expressão: da horta para a mesa.

Desta vez, Cristina Ferreira foi mais comedida nas histórias de Instagram publicadas e até nas descrições, porque a luz do dia sobre o antigo mosteiro rural ou o pôr do sol que torna serenos os recantos de onde se avista a paisagem típica do Valle d'Itria e da Costa Trulli, falam por si.

A estrutura antiga que ainda prevalece, incluindo as casa trulli (construções de pedra, com telhados cónicos, antigamente usadas como abrigos temporários de campo e depósitos ou como residências permanentes de pequenos proprietários ou trabalhadores agrícolas) que foram mantidas e é a estrutura que acolhe agora os hóspedes.

As tipologias, distribuídas entre as trulli e um antigo estábulo, são duplo superior, com jardim privado e acesso a um terraço, suite júnior, com pátios privados, e suite, o mais amplo dos quartos. O descanso neste ambiente rústico, com móveis de madeira reciclada, tecidos naturais, cerâmicas de artesãos locais e decorações desenterradas em antigos mercados das aldeias vizinhas, é tal, que depois de uma noite bem descansada pede-se para explorar a vila marcada pela arquitetura românica e a tradição marítima.

7 receitas de comida italiana (feitas do zero) para impressionar todos aí em casa
7 receitas de comida italiana (feitas do zero) para impressionar todos aí em casa
Ver artigo

Os passeios guiados são uma das propostas do resort, disponíveis às terças-feiras e quintas-feiras, aos quais se junta a aula de cozinha italiana para aprender a fazer massas frescas, as sessões de ioga ao ar livre e uma experiência de bem-estar no silêncio que envolve o Nina Trulli Resort.

Agora que já conhecemos cada canto do resort, já se consegue perceber que "nova ideia de luxo" é esta: a de descansar no silêncio, num espaço exímio e com tempo. Convém também ter dinheiro, porque cada noite no Nina Trulli Resort custa desde 374€ para duas pessoas em agosto.