Está a planear as férias deste verão? Então pare um segundo para repensar a viagem de carro de mais de duas horas que teria de fazer para ir até ao Algarve (como, aliás, faz todos os anos). Em tempos em que tudo é atípico, em vez de seguir com as férias habituais, porque não aventurar-se num cruzeiro até às ilhas gregas ou com paragem de uma semana nas Caraíbas?
Esta é a proposta da empresa de cruzeiros Norwegian Cruise Line (NCL), que após um ano de suspensão das viagens, está de volta para dar aos turistas a oportunidade de conhecerem o mundo com foco numa só cor: o azul intenso do mar que acompanha o percurso do início ao fim.
A bordo do navio de cruzeiro Norwegian Jade, agora com capacidade mais reduzida para conter os riscos de transmissão da COVID-19, a partir de 25 de julho pode ir de Atenas (porto de Pireu) em direção às ruínas e praias que só conhece dos postais nas ilhas gregas. O navio segue pelas ilhas durante sete dias e em cada paragem terá oito a nove horas para explorar.
Quanto à estadia de uma semana nas Caraíbas, será apenas um dos destinos dos novos itinerários de cruzeiro. Pode partir de Montego Bay, na Jamaica, ou de Punta Cana, na República Dominicana a 7 e 15 de agosto, respetivamente. Neste caso, o tempo para descobrir cada novo lugar será maior, entre dez a 11 horas, e os viajantes que partem na Jamaica terão um bónus: uma passagem pelo resort privado da NCL, o Harvest Caye, no sul de Belize.
Cada viagem de cruzeiro nunca é igual, principalmente esta. Primeiro, porque a vontade de voltar a conhecer o mundo é grande; segundo, porque desde o ano passado temos aprendido muito sobre o novo vírus e os cuidados são para continuar. Nesse sentido, a NCL lançou o programa SailSAFE Saúde e Segurança, que estabelece rigorosas orientações no diz respeito aos requisitos de vacinação e rastreio sanitário de hóspedes e tripulação, recursos médicos melhorados a bordo, e, em terra, ao alargamento das medidas de saúde e segurança em cada destino.
O anúncio das duas novas viagens de cruzeiro surgem no mesmo dia, 7 de abril, em que a Norwegian Cruise Line cancela todos os itinerários de julho e agosto e mais duas que se realizariam até novembro. A imprevisibilidade dos tempos que correm, e que levou ao cancelamento destas viagens, motivaram a criação de uma política temporária de cancelamento, Peace of Mind, que prevê reembolsos em viagens reservadas até 30 de abril e embarque até 31 de outubro de 2021.