O Monte da Provença está há oito anos a receber hóspedes que procuram "perder-se" no meio da natureza, sem vontade de serem encontrados. Este hotel rural de quatro estrelas fica no distrito de Portalegre, a cinco quilómetros de Elvas, e remonta ao século XIV.
Esta quinta chegou a ser uma residência de monges, que ali ficavam porque tinham nascentes e um solo fértil, ou seja, bom sustento (ou "provença" — daí o nome). Além de tirarem proveito destas condições, também conseguiam ajudar as pessoas mais desfavorecidas.
O Monte da Provença nasceu do sonho de Maria e Joaquim, que passaram décadas a trabalhar como executivos em grandes empresas multinacionais, mas que sonhavam criar um lugar único, sofisticado, mágico e familiar, onde pudessem receber visitantes de todo o Mundo.
Pegaram nessas ruínas e passaram 15 anos a desenvolver o projeto, que conta agora com dez quartos, quatro deles suites completas, com sala, cozinha e acesso à piscina exterior, ao jardim, à adega e ao bar. A decoração alia a modernidade à tradição alentejana.
Este pequeno hotel de charme contém também um restaurante que serve as refeições mais típicas e, no exterior, uma vinha, árvores de fruto, plantação de azeitona e até um lago. A estadia numa suite do Monte da Provença de 19 a 21 de outubro (quinta-feira a sábado) para dois adultos ficaria por 229€, como mostrou a simulação que fizemos.