A MAGG esteve pela Turquia a visitar alguns dos locais de maior interesse arqueológico, bem como os que mais contam a história do sudeste deste país asiático. Quando o for conhecer, tenha em conta esta mão cheia de sugestões de museus que visitámos e de que agora lhe falamos.

Monte Nemrut. Das estátuas de deuses e animais construídas no século I a.C. ao melhor pôr do sol
Monte Nemrut. Das estátuas de deuses e animais construídas no século I a.C. ao melhor pôr do sol
Ver artigo

O nosso museu favorito de todos os que conhecemos foi, sem dúvida, o da fotografia. Tem imensas câmaras e acessórios expostos, cada um mais interessante do que o outro (inclusive uma câmara integrada na sola de um sapato, usada por espiões). 

Porém, os outros também valem a sua visita. Ficam todos relativamente perto e estão abertos diariamente. Espreite algumas imagens de cada um deles e saiba o que contêm. Depois, coloque no seu itinerário aqueles que mais se adequam aos seus interesses pessoais.

1. Museu de Malatya

O Museu de Malatya mostra as civilizações que passaram por esta região no sudeste da Turquia. O seu espólio contém material encontrado em escavações, como um túmulo humano, espadas da idade do bronze e esculturas do período neolítico.

Neste museu com dois pisos pode também ver acessórios antigos, lanças, ossos, peças de barro, moedas e artefactos como estátuas dos impérios Romano e Bizantino. Este é o melhor sítio para visitar se quiser saber mais sobre a história e a cultura desta região.

2. Museu do Café

O Museu do Café, em Yeşilyurt, costumava ser a casa de uma família, com 130 anos. Foi restaurado e transformado naquilo que é hoje: um sítio que conta a história do café turco, com recurso a mais de 1200 acessórios adquiridos por parte do município a colecionadores.

Este museu tem centenas de peças, vindas de locais como a China, a França e a Alemanha. Das chávenas às colheres de pau, são inúmeros os utensílios relacionados com esta bebida. No final da visita, é possível provar o café turco feito com sementes de damasco.

3. Museu do Cinema

O Museu do Cinema, em Yeşilyurt, é ideal para os amantes de cinema. Aqui estão expostos mais de mil artefactos e dispositivos, bem como cartazes de filmes turcos e estrangeiros, câmaras de filmagem e bobines.

No Museu do Cinema são realçadas a história e a cultura através do restauro destes elementos (que incluem cassetes). É contado o percurso do cinema numa viagem nostálgica e interessante. Alguns dos itens expostos foram doados, mas outros também adquiridos.

4. Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia, em Malatya, foi aquele que mais gostámos de conhecer. Tem milhares de câmaras fotográficas e mais de três mil acessórios. A parte mais impressionante? Todas as que estão expostas estão funcionais (mesmo que já existam há dezenas de anos). Criado em 2017, é o terceiro maior em todo o Mundo pelo tamanho da coleção (e o maior do país nesse âmbito).

O espólio foi colecionado por Baki Tamer Selçuk, um turco com 58 anos que foi reparando estes equipamentos. Vimos câmaras usadas por espiões e também equipamentos que obrigavam quem era fotografado a ficar quieto durante uma hora para atingir o sucesso. E também vimos câmaras que fotografavam cadáveres de pessoas que haviam morrido 24 horas antes (e imagens).

5. Museu dos Têxteis

O setor têxtil é um dos mais importantes para a economia turca. Muitas marcas da área da moda que operam pelo país foram criadas em Malatya, onde foi erguido o Museu dos Têxteis. Este local mostra a magia que é feita a partir do algodão, da lã e da seda.

Das máquinas de costura aos novelos de lã, há vários adereços espalhados pelo museu, bem como cenários recriados. Localizado no bairro de Yeşilyurt, este espaço interativo dá a conhecer um setor que, mesmo nos dias que correm, assume um papel de relevância para os turcos.

*A MAGG esteve na Turquia a convite do Turismo da Turquia