O Monte Nemrut é um dos tesouros da Turquia. Subi-lo é uma das melhores experiências que pode ter ao visitar este país no Médio Oriente — e a MAGG já o fez. Trata-se de um local arqueológico que data do século I a.C. e cuja preservação é tão boa que chega a chocar.

Localizado no sudeste de Anatólia, a 100 quilómetros da cidade de Adiyaman, o Monte Nemrut é um dos picos dos Montes Tauro, uma cadeia montanhosa na Turquia. A melhor forma de o visitar é através de uma excursão, com partida, por exemplo, na cidade de Malatya.

Vá passear a Istambul por um ou dois dias. A Turkish Airlines oferece o hotel (com pequeno-almoço)
Vá passear a Istambul por um ou dois dias. A Turkish Airlines oferece o hotel (com pequeno-almoço)
Ver artigo

O próprio percurso de autocarro é fascinante. Ficamos rodeados de terrenos áridos, com diferentes relevos e muito poucas provas de existência de civilização pelo caminho. Mas, afinal, o que torna o Monte Nemrut um local a visitar? Resumidamente, a sua história.

No cume deste monte foi erguido todo um monumento funerário. Contém várias estátuas gigantes de leões, águias e também de deuses como Apolo, Zeus e Hércules. Também é possível conhecer a estátua do seu impulsionador: o rei Antíoco I, que comandava Comagena.

Ali, a 2150 metros acima do nível do mar, ficou aquele que é considerado o túmulo real de Antíoco I. As estátuas, repletas de inscrições em grego, estão praticamente intactas, o que impressiona quando pensamos no quão antigas são e quando temos em conta que estão expostas ao ar livre.

A sua integridade acaba por ser ameaçada, acima de tudo, por fenómenos climatéricos, seja pela exposição ao sol, pelo vento ou até por terramotos. Este monumento construído por ordem do rei Antíoco I para si mesmo contém várias estátuas em calcário, com blocos de pedra que pesam até nove toneladas.

Desde 1987 que o Monte Nemrut é considerado Património Mundial da UNESCO. Para subir ao pico do monte e testemunhar as estátuas não há tuk-tuks nem elevadores. É tudo feito a pé, subindo degraus de perder a conta — mas vale muito a pena.

A melhor altura para realizar esta excursão é quando o sol se põe. Naquela fase em que vai descendo e, a certa altura, desaparece por detrás de outras montanhas. É um momento brutal de reflexão, em conexão com a natureza. E, claro, proporciona fotografias fantásticas.

Os preços das excursões, que podem ser adquiridas online, variam bastante, consoante fatores como o número de dias, o alojamento ou os restantes pontos turísticos a visitar. A plataforma Get Your Guide disponibiliza um pacote desde 1220€ por pessoa, com acesso a mais locais de interesse.

*A MAGG esteve na Turquia a convite do Turismo da Turquia