Se sempre quis ir até Paris e tirar a famosa fotografia junto à Torre Eiffel mas a viagem sempre foi mais cara do que estava disposto a pagar, saiba que Paris veio até si - e falamos mesmo do monumento principal de França. É no Museu de Monte Redondo, no distrito de Leiria, que uma pequena (que não é tão pequena assim) Torre Eiffel foi construída, e demorou apenas três meses. 

Parque Papa Francisco. Carlos Moedas quer mudar o nome ao Parque Tejo
Parque Papa Francisco. Carlos Moedas quer mudar o nome ao Parque Tejo
Ver artigo

Com 11 metros de altura e feita com três toneladas de ferro, esta réplica foi construída por um habitante local, António Marques, que já confessou estar bastante contente pela visibilidade da sua arte, de acordo com a SIC Notícias.

A réplica foi feita em 2007 para uma festa da terra, que tinha como temática a Migração, e desde aí que é por si só uma atração turística. Monte Redondo sempre foi uma região de onde emigravam portugueses e imigravam estrangeiros, sendo um lugar onde várias culturas coexistem. 

Desta maneira, também existiram réplicas do obelisco de Kiev, do repuxo de Genebra, de um moinho da Holanda, da Porta de Brandemburgo de Berlim e da Ponte Nova do Luxemburgo. No entanto, a Torre Eiffel acabou mesmo por ser instalada no Museu de Monte Redondo, atraindo assim vários visitantes ao local. Este foi fundado em 1981, e desde aí que guarda a memória de uma comunidade através de cerca de quatro mil instrumentos de trabalho que eram comuns na região.

A réplica acabou por ser reparada e pintada há 10 anos, em 2015, e a instalação encontra-se em exposição na parte exterior do Museu do Casal de Monte Redondo, “como testemunho de uma terra aberta ao mundo, onde se respeita a diversidade cultural e se cruzam acolhimento e diálogo fraterno”, lê-se no site. Assim, aproveite que o sol e o calor estão a chegar e prepare uma viagem até à Torre Eiffel de Leiria.

Espreite as fotos.