O nome oficial é Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort. Mas, para os amigos do resort do barlavento algarvio, é apenas Pine Cliffs. O resort de cinco estrelas, situado num dos mais belos locais do Algarve (uma falésia cor ocre, com vista para o Atlântico), celebra 30 anos em 2022. São três décadas a acolher não só hóspedes e visitantes, mas também a dar as boas vindas, ano após ano, aos quase "300 proprietários" que ali escolherem ter a sua casa de férias. 

As celebrações do 30.º aniversário do resort detido pela United Investments Portugal (UIP) já começaram, mas o ponto alto da festa, como nos revelaram Bruno Silvério, diretor de Marketing e Comunicação da UIP, e a Maria João Barbedo, PR & Marketing Manager, acontece no primeiro dia de agosto, com o regresso da Festa de Verão do Pine Cliffs, um dos eventos mais badalados da silly season algarvia, que, tal como tantos outros eventos, não aconteceu em 2020 e 2021, devido à pandemia. 

“Simbolicamente, o aniversário do Pine Cliffs está associado ao primeiro dia de agosto, mas o que decidimos foi criar uma dinâmica de eventos durante o ano inteiro”, começa por explica Bruno Silvério. 

Bruno Silvério, diretor de Marketing e comunicação da United Investments Portugal
Bruno Silvério, diretor de Marketing e comunicação da United Investments Portugal Bruno Silvério, diretor de Marketing e comunicação da United Investments Portugal créditos: UIP

A comemoração dos 30 anos do Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort começou de forma simbólica com o lançamento da campanha “The Meaning of Life”.

“Esta campanha resulta daquilo que as pessoas realmente sentem quando estão aqui. Durante muito tempo, a nossa mensagem era que o Pine Cliffs era um lugar único, como se fosse a sua casa. Mais do que ser só a casa, é o sentido da vida. Queríamos reforçar isso com todos os clientes e stakeholders. Estamos a falar de pessoas que vêm para aqui de férias há mais de 30 anos, que já vão na terceira geração. Temos quase 300 proprietários que vêm cá, em média, três a quatro semanas”, conta o diretor de Marketing e Comunicação da UIP. Maria João Barbedo revela ainda que há funcionários do resort que conhecem os filhos dos proprietários desde bebés. “Eles chegam cá, tratam-nos pelo nome. É mesmo o sentido da vida, para eles este é um lugar muito especial."

Zest, no Pine Cliffs, já está aberto
Zest, no Pine Cliffs, já está aberto Zest, no Pine Cliffs, já está aberto créditos: Pine Cliffs

2020 e 2021 foram anos em que a indústria hoteleira enfrentou desafios sem precedentes e o Pine Cliffs não foi exceção. O resort teve de se readaptar, tanto em termos humanos como logísticos, às restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Espaços de restauração como o MIMO e o Zest ficaram ou fechados ou a funcionar de forma restrita. Já abertos e a funcionar em pleno, são também a grande aposta para o verão de 2022.

Loja de produtos gourmet no MIMO
Loja de produtos gourmet no MIMO Loja de produtos gourmet no MIMO créditos: Pine Cliffs

Em particular o MIMO, que reabre com três novos serviços, um espresso bar, uma gourmet shop, onde existe uma loja com produtos regionais, com especial destaque para os vinhos, recém-criados, licores, azeite e mel da marca Vale do Freixo (que também pertence ao grupo UIP) e a cerveja artesanal, produzida no Algarve.

"A autenticidade faz parte do ADN do Pine Cliffs e da marca Luxury Collection e queremos continuar a explorar esse tema”, conta Bruno Silvério. "A ideia é explorar, não só no Algarve, mas também produtores locais com edições especiais. Quem vem para aqui, sejam estrangeiros ou portugueses, não quer beber vinhos só de um determinado sítio. A ideia é ter edições especiais, tanto do Douro como do Algarve, do Alentejo, e evoluir com a experiência das pessoas".

Há um hotel de cinco estrelas com tratamentos com canábis. Nós, claro, fomos experimentar
Há um hotel de cinco estrelas com tratamentos com canábis. Nós, claro, fomos experimentar
Ver artigo

O terceiro serviço do MIMO será um wines and tapas, ou seja, vinhos e petiscos, em que a carta será composta apenas de vinhos algarvios. Mantêm-se os workshops de cozinha ao longo do dia e, à noite, o conceito de chef’s table, em que os clientes podem assistir de perto ao processo de elaboração da refeição. “O MIMO é um produto / serviço estrela, que não tem, a nível nacional, semelhante. É algo que vai ao encontro do que as pessoas procuram: fazer algo diferente, individualmente, em casal ou em família, seja em formato workshop, seja chef’s table ou supper club. Recomendo porque é uma experiência que vale mesmo a pena. São usados produtos locais, o peixe que servimos é local e fresco e o espaço é lindíssimo”, salienta Bruno Silvério

Festa em agosto, wellness em setembro e mais festa no adeus a 2022

Joe Cocker, Kool & The Gang, Leona Lewis, Rick Astley e Ne-Yo são alguns dos artistas internacionais que já animaram a icónica gala de verão do Pine Cliffs, que acontece tradicionalmente a 1 de agosto, ao ar livre, num dos mais fantásticos cenários do Algarve. Bruno Silvério reforça à MAGG que, mantendo a tradição, a gala será aberta não só a hóspedes, mas também a pessoas que não estejam alojadas no resort.

Algarve: A arte de bem-estar no melhor resort da Europa para famílias
Algarve: A arte de bem-estar no melhor resort da Europa para famílias créditos: DR

As celebrações dos 30 anos do Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort começaram no início de abril com a Winner’s Cup, uma competição de golfe, ténis e padel. Seguiu-se o Algarve Smooth Jazz Festival, no início de maio e, até ao final de 2022, haverá eventos, festas e momentos únicos para todos os que decidirem passar pelo resort algarvio, seja por uma tarde, uma noite, ou durante uma temporada. 

  • Full Moon Party: acontecerá no mês de agosto no restaurante Maré, que fica situado em pleno areal da praia da Falésia;
restaurante maré
restaurante maré O restaurante Maré, situado no areal da praia da Falésia créditos: Pine Cliffs
  • Global Wellness Day: em 2022, a data assinala-se a 2 de junho e o Pine Cliffs associa-se a esta iniciativa que tem por objetivo promover um bem estar e uma vida melhor e mais saudável. O Serenity Spa, que este ano celebra seis anos (e que a MAGG já teve oportunidade de conhecer), é o eixo fundamental deste dia dedicado ao bem estar físico e mental. “É um posicionamento que acabámos por ter quando, há seis anos, apostámos em criar uma marca própria de wellness e fitness”, explica Bruno Silvério, salientando o esforço que o resort tem feito para atrair a comunidade local interessada neste tipo de atividades, como “retiros de ioga ou retiros de fitness”;
  • Entre julho e agosto, revela Bruno Silvério, acontecerão no MIMO quatro eventos “com grande chefs”, cujos nomes ainda estão no segredo dos deuses. Os cozinheiros, convidados pelo chef executivo do resort, Jorge Lavos da Costa, prepararão um jantar exclusivo para os convidados. “Estamos com grande expectativas, é algo que já vínhamos planeando há dois anos", adianta ainda o diretor de Marketing e Comunicação da UIP;
  • Eventos de boas vindas e despedida do verão: acontecerão em junho e em setembro. “Ainda não fechámos os formatos, mas terão artistas musicais, muito voltados para o sentimento de verão”, explica Bruno Silvério;
  • Healing Summit: a 3 e 4 de setembro, o evento de “reflexão, reconexão e renovação” regressa ao resort. “É um evento holístico, organizado pela Healing Hotels of the World, muito ligado à saúde e ao bem estar mental”, explica Maria João Barbedo, PR & Marketing Manager. “Há sessões de meditação, ioga e palestras com pessoas influentes na áreas do bem estar, mindfulness, saúde mental”, explica o diretor de Marketing e Comunicação da United Investments Portugal (UIP). Mais informações aqui; 
  • Semana dos artistas locais: em outubro, o resort vai dar palco aos talentos da região. “Outubro, no Algarve, não é verão, mas é quase. Temos uma audiência muito grande do centro e norte da Europa nessa altura”, explica Bruno Silvério, salientando ser esta a altura ideal para abrir espaço para os talentos da região;
  • Festa de fim de ano: o encerramento oficial das celebrações do 30.º aniversário do resort vai culminar com uma festa de réveillon. “Queremos ter um artista, que ainda não sabemos se vai ser português ou não”, explica o diretor de Marketing e Comunicação da UIP. 

Pine Cliffs Resort

Localização: Pinhal do Concelho, 8200-912 Albufeira, Portugal
Reservas: site / pinecliffs.reservations@pinecliffs.com / (+351) 289 500 100