Uma assistente de bordo recorreu ao TikTok para esclarecer as cinco coisas que nunca faria enquanto passageira, com base na sua experiência como membro da tripulação. "CiCi in the Sky", como é conhecida, deixou as suas dicas num vídeo de um minuto e meio.
Com quase 400 mil seguidores no TikTok, esta assistente de bordo enumerou os conselhos e concedeu uma breve explicação para cada um, acabando por suscitar um debate nos comentários do vídeo que já ultrapassou as 70 mil visualizações.
Desde o local onde coloca os seus pertences à atitude que assume perante a tripulação, há várias coisas a ter em conta consoante a experiência desta assistente de bordo. Consulte a lista para se certificar que, da próxima vez que voar, vai ter uma nova perspetiva perante vários assuntos.
1. Nunca voar em dias de eventos importantes
A primeira dica é "nunca voar no dia de um evento importante, seja um casamento, um cruzeiro, um nascimento". CiCi menciona que já assistiu a muitos passageiros a perderem eventos importantes devido a imprevistos como atrasos por parte das companhias aéreas. "Não vale a pena. Voar sempre no dia antes", diz.
2. Nunca guardar coisas nos assentos
Está a ver aquela espécie de bolso que cada assento tem na parte de trás, por baixo do tabuleiro? Esta assistente de bordo apela a que nunca coloque lá nenhum dos seus itens pessoais, já que estes compartimentos "são nojentos". "Os passageiros metem tudo lá dentro. As coisas que as senhoras da limpeza tiram…", referiu.
3. Nunca discutir com os assistentes de bordo
CiCi diz que nunca se deve discutir com uma assistente de bordo, "nem um bocadinho", já que a discussão pode escalar e dar problemas. "As assistentes de bordo já passaram por muito. Nunca se sabe com quem se está a lidar", argumenta. Em vez disso, aconselha a descarregar as frustrações nos inquéritos ou a contactar a companhia aérea.
4. Nunca depender da tripulação para água e comida
Esta assistente de bordo avança que nunca dependeria da tripulação para lhe trazer qualquer tipo de snacks ou água, porque, na eventualidade de existirem imprevistos como turbulência, pode acontecer que não consigam servir. Assim, aconselha a levarem sempre água e comida, para não arriscar passarem sede ou fome.
5. Nunca meter roupa na cabine
CiCi diz que nunca poria, por exemplo, o seu casaco no compartimento que fica por cima dos assentos e para onde vão as malas de cabine. "As pessoas mandam para lá a roupa e aquilo está muito sujo. Nunca vi a ser limpo. As coisas que as pessoas levam nas malas entornam e sujam as roupas. Não o façam", avisa.