"Ilha das Garças". Assim se chama esta ilha na pequena aldeia piscatória do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, distrito de Santarém. Esta parte do Tejo não tem apenas a Ilha das Garças, mas foi esta que nos chamou à atenção quando estávamos prestes a largar o scroll nas redes sociais para uma boa noite de sono. Contudo, mal vimos a fotografia de Manuel Maymone Madeira, 24 anos, quisemos saber mais.
"Trata-se de uma ilha situada no rio Tejo que reúne as condições perfeitas para uma espécie de aves denominada garças. Espécie esta que dá o nome à ilha. Os pequenos pontos brancos na fotografia são as aves e como se pode verificar são imensas", disse prontamente Manuel à MAGG através do Instagram 3MPhotoArt.
O engenheiro mecânico de profissão tem como passatempo fotografar e levou a imagem para um outro patamar há muito pouco tempo. "Comecei há cerca de um mês a tirar fotografias com um drone e criei esta página para partilhar algumas filmagens e fotografias", contou mais tarde à MAGG. Contudo, Manuel Maymone Madeira quer levar o projeto mais longe, principalmente a nível pessoal.
"Agora a tendência será ir publicando cada vez mais fotografias e melhorar a edição das mesmas para ficar cada vez mais profissional", diz. A página 3MPhotoArt conta até agora com três fotografias — da Ponte Rainha Dona Amélia, uma antiga ponte ferroviária portuguesa que liga os concelhos ribatejanos do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, da Barragem de Magos e a tal da Ilha das Garças, no Escaroupim.
A Ilha das Garças não é novidade para Manuel que, por ser da zona, já conhecia. "Essa ilha fica em frente à aldeia do Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos. Eu também pertenço a esse concelho, vivo aí. Dá para ver a ilha a partir de um cais onde estão alguns barcos ancorados, embora não tenha noção da sua dimensão e geometria", diz Manuel.
E não é que pode mesmo visitar esta ilha e até a Ilha dos Cavalos, Ilhas dos Amores, Ilha da Palhota, Ilha das Cabras, Mouchão dos Caracóis, Mouchão da Casa Branca, entre tantas outras, a bordo de um barco moderno e amigo do ambiente (com zero emissões de monóxido de carbono)?
A empresa "Rio-a-Dentro" promove passeios de barco no rio Tejo que passam por todas estas ilhas. "Todas as ilhas são diferentes, todas são únicas, todas são um mundo à parte", diz a empresa no site. Quase adivinhando o que nos trouxe até a estes passeios, a empresa acrescenta ainda: "Há mesmo uma ilha que tem só aves. São centenas e centenas de aves das mais diversas espécies que por lá pernoitam. Na altura da nidificação são milhares de Garças que lá fazem ninho. Algo verdadeiramente fantástico".
Os “Passeios de Natureza Rio-a-Dentro” custam 25€ por pessoa (15€ entre os 6 e 10 anos) e duram 2h30.