Sonhadores de tempos monárquicos, são chamados a uma estadia num palácio do século XVI, fundado em 1580 por Juan Victorero, nobre espanhol que era também conhecido como "El Viejo". Chama-se agora Palacio de Luces, um hotel de cinco estrelas recentemente renovado e de portas reabertas em abril, que está situado nas Astúrias, em Espanha.
O hotel, do grupo CoolRooms, renovou os 44 quartos e suites em março de 2022 e em abril mostra-os aos hóspedes entusiastas de ambientes requintados. É que dormir num palácio tem outro encanto e este não poupa em pormenores (nem em espaço). Só cada quarto tem entre 33 e 51 metros quadrados, alguns com jardim privativo.
Quem não tiver essa sorte, tem um total de 13 mil metros quadrados de verde do jardim exterior cheio de teixos, cerejeiras, pinheiros e azevinhos, que se cruzam com o azul intenso do céu espanhol em dias de sol.
O jardim que salta para o spa
Dentro do Palacio de Luces, próximo da aldeia asturiana de Luces, existe um spa com ligações ao jardim. Não falamos em termos de acessos, mas sim de terapias disponíveis, nesta caso a cromoterapia. Consiste numa prática que usa as cores para estabelecer um equilíbrio entre a mente e o corpo e que neste hotel é feita com recurso aos tons verdades do jardim. Há ainda uma outra forma de cromoterapia, desta vez integrada no banho turco do spa.
O spa integra também uma sala de massagens, piscina aquecida com jatos, camas de relaxamento e sauna panorâmica com vista para a Cordilheira Cantábrica, os Picos da Europa e o mar Cantábrico.
O passado e a decoração moderna CoolRooms Hotels
De uma coisa não há dúvida: os traços do século XVI são notórios logo à chegada ao Palacio de Luces. Os primeiros símbolos do legado de Juan Victorero são o brasão da família Victorero, a Cruz de Malta e o cordão franciscano do lado de fora. Já na entrada principal está toda a árvore genealógica da família Victorero e uma gravura na lareira para a chamar a atenção para o facto de em tempos se ter feito sidra dentro do palácio.
Apesar de a essência ter sido mantida, foi dado um toque ao estilo do grupo CoolRooms Hotels (também com hotéis em Madrid e Sevilha). Exemplo disso são os móveis reaproveitados e forrados com tecidos florais e geométricos, sinal dos tempos modernos aplicados pelo design de interiores Proyecto Singular.
O Palacio de Luces preservou ainda a capela, com um sino e um púlpito localizado no exterior de tão pequeno que é este local de culto. Já no restaurante do hotel, o culto é outro.
Tella
"O restaurante é obrigatório", lê-se num dos comentários da Booking de quem já aqui ficou. E o porquê deste quase mandado para não escapar a uma ida ao Tella, sob égide do chef Nacho García Canellada? Porque além de ter um novo e sóbrio piso em madeira natural, tem uma sala de eventos com ambiente sofisticado e pratos confecionados com os frescos da horta do hotel.
O restaurante serve cozinha tradicional asturiana, com influência indiana, e o resultado está nos sabores do fine dining no qual os olhos comem definitivamente primeiro.
O que ver depois de sentir o corpo como que a levitar
Uma estadia no Palacio de Luces é como ir até à lua e ficar a levitar devido à força gravitacional. Ao mesmo tempo que o corpo levita, a mente cumpre com a famosa expressão "tens a cabeça na lua" porque é impossível não ficar dessa forma com uma estadia cujo foco é relaxar.
Mas para que não se restrinja ao palácio e possa regressar da viagem a conhecer melhor a região espanhola, num dos dias vá até ao moderno farol de Lastres, o último a ser construído nas Astúrias, e também ao Pico Pienzu, considerado o mais alto da Europa junto ao mar, com 1.100 metros de altitude. Do alto dos mais de 1000 metros onde chegam os corajosos, é possível ver o mar Mar Cantábrico a norte e os Picos da Europa, formação montanhosa no norte da Espanha, quando virado para sul.
No que diz respeito ao Pico Pienzu, pode fazê-lo através de uma caminhada ou de Moto 4, duas das atividades promovidas pelo hotel. Existem outras para os menos aventureiros, como é o caso das visitas à fábrica de conservas de anchovas vizinhas ou fábricas de queijo locais. Apenas a 10 minutos ficam ainda as praias de La Isla, Lastres e La Griega.
Uma noite para duas pessoas no Palacio de Luces custa desde 133€.