Este verão, todos os caminhos vão dar à praia fluvial de Pessegueiro. Este tesouro nacional fica no centro da aldeia de Pessegueiro, no concelho da Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, e está a chamar por si durante as próximas semanas de calor.

A época balnear começou a 1 de julho e vai continuar até 31 de agosto, estando a vigilância assegurada entre o 12h30 e as 19 horas. Este antigo lagar, agora recuperado, é banhado por uma ribeira com águas cristalinas (e bem apetecíveis). Além disso, também pode aproveitar a piscina.

Este verão vai caminhar junto ao rio ou mergulhar numa praia fluvial? 6 dicas que tem de seguir
Este verão vai caminhar junto ao rio ou mergulhar numa praia fluvial? 6 dicas que tem de seguir
Ver artigo

O mais difícil será mesmo escolher onde mergulha. A menos de três horas de carro a partir de Lisboa, este cantinho recebeu, em 2017, a classificação de ouro da Quercus e Bandeira Azul, um símbolo de qualidade ambiental, que foi renovado este ano.

Não precisa de pagar nada para usufruir da praia fluvial de Pessegueiro, que conta com um bar com esplanada, um parque de merendas, um parque infantil, chuveiros exteriores, casas de banho públicas e balneário, parque de estacionamento, chapéus de sol e um posto médico.

A partir desta praia consegue avistar a Igreja Matriz e também casas de xisto, podendo ainda percorrer o Caminho do Xisto de Pessegueiro. A piscina infantil tem uma profundidade entre os 50 e os 70 centímetros e a zona fluvial de cerca de dois metros.

A praia fluvial de Pessegueiro é o local ideal para um dia bem passado em família, uma vez que não pressupõe grandes gastos e que disponibiliza infraestruturas que garantem que tem tudo aquilo de que precisa (já para não falar das fotografias que vai conseguir captar).