
Em pleno verão, não há nada que apeteça mais do que passar umas boas horas na praia, a apanhar sol, a nadar, a beber um copo numa esplanada próxima, a ler alguns capítulos, a fazer castelos na areia, desportos náuticos ou tantas outras possibilidades.
Em 2025, está mais do que na hora de ir conhecer praias diferentes. Desta vez, a MAGG sugere-lhe uma mão cheia de alternativas no Centro de Portugal, repletas de potencial para uma escapadinha em família, incluindo os mais novos.
Todas estas praias — fluviais ou costeiras — foram distinguidas com a Bandeira Azul, um galardão internacional de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo sustentável que cumprem critérios de qualidade, segurança, acessibilidade, serviços e educação ambiental, quase como um selo de confiança para os banhistas.
1. Praia do Bico
A Praia do Bico fica no concelho de Murtosa, em Aveiro, e está inserida no ecossistema da Ria de Aveiro. Distinguida com a Bandeira Azul desde 2016, conta com um parque de estacionamento junto ao areal e nadador-salvador ao longo da época balnear.

Aqui, pode contar com um bar e restaurante, com chapéus de sol para alugar, casas de banho e acessos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida. Canoagem, vela, pesca recreativa e passeios em barco moliceiro são algumas das atividades propostas, assim como piqueniques.
2. Praia Fluvial de Sete Fontes
A Praia Fluvial de Sete Fontes, em Cantanhede, Coimbra, tem uma profundidade de pouco mais de um metro e também é vigiada por nadadores-salvadores durante a época balnear. Conta com não um, mas dois parques de merendas, um snack-bar com esplanada, chuveiros e casas de banho e até um parque infantil.

Além disso, pode desfrutar do circuito para fazer exercício ao ar livre, de relvado, sombra e, acima de tudo, tranquilidade. É uma praia particularmente atrativa para famílias com crianças e conquistou, este ano, a distinção Bandeira Azul.
3. Praia Fluvial do Agroal
A Praia do Agroal, no concelho de Ourém, é uma praia fluvial alimentada pela nascente do rio Nabão, com água cristalina e bastante fria. Distinguida com Bandeira Azul, conta com serviço de nadador-salvador durante a época balnear.

Mas as comodidades não ficam por aqui: há balneários e casas de banho de uso gratuito, bem como chapéus de sol, um bar/cafetaria com esplanada, parque de merendas e zona de piquenique, estacionamento, lugares à sombra e áreas verdes.
4. Praia da Areia Branca
A Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, é uma praia costeira entre Peniche e Santa Cruz com um areal extenso, um parque de estacionamento para cerca de 200 lugares, acessibilidade e instalações como casas de banho, chuveiros e aluguer de chapéus de sol.

Com Bandeira Azul, é perfeita para a prática de surf e bodyboard, é vigiada por um nadador-salvador e dispõe de um posto de socorros. Tem diversos restaurantes e bares à volta. é ainda possível alugar equipamentos náuticos como caiaques ou fazer passeios de barco estilo gaivota.
5. Praia Fluvial de Valhelhas
A Praia de Valhelhas, no concelho da Guarda, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, é uma praia fluvial altamente equipada e acessível, já que conta com Bandeira Azul, parque de merendas com mesas, sombras e grelhadores, campo de jogos (voleibol e futebol), parque infantil, relvado e passadiços.

Esta praia também tem um bar com esplanada, balneários (casas de banho e chuveiros), posto de primeiros socorros, cadeira anfíbia e rampa submersa para acesso. Assim como as restantes, é vigiada durante a época balnear.
