Sabugueiro é conhecida como "a aldeia mais alta de Portugal", embora não o seja. Atinge uma altitude máxima de 1120 metros, sendo que outras acabam por superar este valor, tais como Sendim (Montalegre), com 1155 metros, Pitões das Júnias (Montalegre), com 1140, e Gralheira (Cinfães), com 1130.
É, sim, a aldeia mais alta do Parque Natural da Serra da Estrela. Esta uma freguesia do município de Seia, no distrito da Guarda, tem cerca de 405 mil habitantes e estende-se por 46,47 quilómetros quadrados. Rodeada pela paisagem natural do Parque Natural da Serra da Estrela, é o sítio perfeito para uma escapadinha de inverno.
É entre montes e rochedos de granito que surge esta aldeia. Há quem diga que a sua origem está num aglomerado de cabanas de pastores, que aproveitavam os pastos que ali existiam para alimentar as suas ovelhas e cabras, assim como menciona o site da Câmara Municipal de Seia.
O que fazer?
Dos moinhos de água à Igreja Matriz, sem esquecer a Capela de Nossa Senhora de Fátima e a Fonte do Cruzeiro, esta aldeia tem muito para ver. As cascatas são apenas parte do património natural desta região, que contém paisagens para onde quer que direcione a sua vista. É também aqui que nascem muitos cães da raça Serra da Estrela.
O forno comunitário, onde se coze pão de centeio e de milho, também merece a sua visita, assim como o museu etnográfico, que conta a vida (em grande parte rural) da população. Pode ainda passar pela Fonte do Ferreiro, que, feita de pedra, continua a fornecer água aos locais, e pelo Largo do Cruzeiro.
É quase obrigatório ir conhecer a Lagoa Comprida, o maior reservatório de água da Serra da Estrela, com produção hidroelétrica. A 1600 metros de altitude, esta lagoa de montanha fica perto do Covão dos Conchos, uma lagoa artificial que conta com um túnel — bastante fotogénico — para transportar água.
Durante o verão, passe também pela Praia Fluvial do Sabugueiro, localizada na ribeira da Fervença, que dá também origem ao rio Alva. Pode contar com balneários, casas de banho, uma churrasqueira e ainda um parque de estacionamento.
Onde comer?
Não faltam bons sítios para encher a barriga nesta região. O restaurante Miralva é exemplo disso. "Este restaurante familiar oferece aos seus clientes pratos típicos serranos, bem regados", avisam, no Facebook. Com sugestões como carne em vinha d'alhos e muitos tipos de queijos e enchidos, é uma boa sugestão.
Também pode optar pelo Mirante da Estrela, que oferece "o conforto e os sabores da cozinha regional". Com pratos típicos e iguarias serranas (como javali, cozido de enchidos, cabrito assado, chanfana, bife com queijo da Serra, torresmos e vitela assada), funciona desde 1997.
Onde ficar?
Quanto à estadia, pode espreitar o hotel rural Abrigo da Montanha, um quatro estrelas com vista para as montanhas, a 21 quilómetros do sopé da Serra da Estrela. Conta com estacionamento gratuito, spa, piscina interior e um restaurante à carta.
Serve almoços e jantares, com pratos tradicionais portugueses, mas também internacionais. O pequeno-almoço é buffet. No bar, pode pedir várias bebidas, tais como cocktails. Os quartos são climatizados e têm, entre outras comodidades, área de estar, sofá-cama e televisão.
A estadia de 1 a 3 de março (sexta-feira a domingo), para dois adultos, numa suite júnior com cama de casal ficaria por 338€, com o pequeno-almoço incluído. "Uma expressão máxima de contemporaneidade e design, enquanto presta uma vincada homenagem às tradições que o rodeiam" é como é descrito o hotel, no site.