Entre 15 a 20 equipas de pilotos de vários pontos do mundo vão dar gás a divertidos balões de ar quente de 30 de agosto a 4 de setembro durante o evento "Voar na Beira Baixa". Apesar do nome da região, será no alto dos céus de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão que estes balões vão andar.
Este é o primeiro evento de balões de ar quente do centro de Portugal e, se a meteorologia não atrapalhar os planos, durante os seis dias do evento poderá ver as paisagens de múltiplas facetas da Beira Baixa, desde os planaltos de natureza de Castelo Branco até às ruínas de Idanha-a-Velha.
A particularidade do evento organizado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) é que inclui balões de várias formas e feitios. Já se pode imaginar a sobrevoar o céu do centro de Portugal a bordo de um navio e assumir o papel de Peter Pan, a personagem criada por J. M. Barrie que marcou gerações. Mais recente são os unicórnios, como aqueles que viraram moda nas bóias de piscina, agora substituídos por balões. Também vai poder andar num smurf ou num dinossauro.
Há ainda um balão especial, com as cores da Beira Baixa, que é de acesso gratuito. Todas as manhãs, de 30 de agosto a 4 de setembro, vão realizar-se jogos tradicionais portugueses no balão estático, de modo a que quem prefere ficar com os pés bem assentes na terra não fique de fora da experiência, que vai mais além. Serão também organizadas caminhadas e passeios de bicicleta e durante os seis dias, a partir das 12h, é hora de seguir para mais uma iniciativa da "Voar na Beira Baixa".
Diz respeito à Rota da Gastronomia Tradicional da Beira Baixa, que pretende dar a conhecer a gastronomia da região, bem como apoiar restaurantes aderentes de cada um dos seis concelhos. Desta forma, serão evitadas aglomerações num só restaurante, servindo de medida de prevenção à COVID-19.
Ainda falta mais de um mês para o "Voar na Beira Baixa", mas a partir desta quinta-feira, 1 de julho, já pode inscrever-se numa das datas do evento. Em breve, a inscrição poderá ser feita no site, mas também pode reservar o seu lugar através dos contactos dos promotores do evento (927 585 536/ 917 102 250/ geral@windpassenger.pt). Voar num dos balões de ar quente custa 174,90€ por pessoa.