Se ir com os miúdos a feiras natalícias e passear pelos locais mais iluminados da cidade já é bom, prepare-se: o Natal está prestes a ganhar ainda mais magia e encanto. É que a Comboios de Portugal (CP) anunciou o regresso do icónico Comboio de Natal – aliás, já voltou aos carris a todo o vapor, diga-se.
Este icónico e histórico comboio voltou a estar em funcionamento este sábado, 16 de dezembro. A locomotiva vai ser iluminada a propósito do Natal e vai percorrer os carris entre o Porto (São Bento) e Ermesinde (Valongo, distrito do Porto), com viagens marcadas para todos os fins de semana até 7 de janeiro.
Por isso, aponte na agenda: tem os dias 16, 17, 23 e 30 de dezembro para andar neste comboio e acabar o ano em bom – ou, caso prefira entrar em 2024 a todo o vapor (literalmente), também poderá fazê-lo a 6 e 7 de janeiro. Quanto aos horários, o Comboio de Natal parte às 15h03 ou às 19h55 de São Bento e às 16h40 ou 21h25 de Ermesinde.
Os bilhetes para esta experiência única já estão disponíveis e pode comprá-los no site oficial da CP. Para poderem desfrutar da magia natalícia sobre rodas, os adultos pagam 10€. Se tiver miúdos com idades compreendidas entre os 4 e 12 anos, está com sorte, uma vez que o bilhete dos mais novos custa apenas 5€.
A iniciativa, que se assume como uma parceria entre a CP e a Câmara de Valongo, conta ainda com animação especial a bordo, bem como doces típicos de Valongo. A par disto, os passageiros poderão visitar a Aldeia de Natal, em Ermesinde, que conta com a maior árvore de Natal do País.
O comboio, com espaço para 254 passageiros, é composto pela imponente locomotiva a vapor 0186, fabricada em 1925 pela Henschel & Sohn, na Alemanha. O passeio será a bordo de carruagens históricas como a ACDt 484 e ACDt 481, produzidas pela Nicaise & Delcuve na Bélgica, e as portuguesas CTF 5511, CTF 5513 e CTF 2282.