Há uma coisa que temos como certa: o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, que nos dá energia e nos deixa saciados até ao almoço. Mas é também durante o pequeno-almoço que devemos fazer as melhores escolhas alimentares, e onde os nutricionistas recomendam que escolhamos alimentos com bons nutrientes, que cuidem do nosso organismo. 

Um dos pontos que podemos ter em conta no momento em que preparamos o pequeno-almoço é se os nossos alimentos têm, ou não, propriedades anti-inflamatórias. Tal como explica a nutricionista Daniela Duarte, a inflamação é uma reação natural do nosso organismo, uma forma de nos defendermos contra as agressões externas, mas há que a prevenir. 

“A inflamação é uma resposta natural do organismo e é necessária”, diz a especialista. “Mas tão ou mais importante que o seu tratamento é a sua prevenção.” 

Daniela Duarte explica que uma boa forma de gerir a inflamação é adotando um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e dando especial atenção por vezes a alguns alimentos que podem fazer a diferença. Os vegetais de folha verde, assim como o azeite e muitas frutas são alimentos ricos em antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias. O mesmo acontece com especiarias como o gengibre.

“O gengibre é rico em gingerol”, explica Daniela Duarte. “Este composto bioativo tem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo.”

Além disso, a nutricionista recomenda ainda o consumo de maca, que é rica em fitoquímicos, e da curcuma, rica em curcumina, que ajuda o corpo a combater a inflamação.

Mas como podemos inserir estes alimentos na nossa dieta? Daniela Duarte sugere que o faça consumindo shots matinais. Ao contrário dos sumos, os shots são mais concentrados e, por isso, mais ricos em cada uma das vitaminas e nutrientes presentes em cada um dos alimentos que escolher. Além dos shots, a nutricionista recomenda dois batidos, que pode preparar rapidamente utilizando uma liquidificadora. 

No vídeo, conheça quatro receitas de shots e batidos com ingredientes com propriedades anti-inflamatórias que pode consumir ao pequeno-almoço. 

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. A adoção de alimentos com propriedades anti-inflamatórias não dispensa a consulta de um médico.

Voltaren Emulgel e Voltaren Emulgelex. Medicamentos contêm diclofenac indicados a partir dos 14 anos, em dores musculares ligeiras a moderadas, inflamação pós-traumática e a partir dos 18 anos em reumatismo degenerativo localizado. Utilizar em pele saudável. Não utilizar na gravidez. Suspender se desenvolver erupção cutânea. Leia atentamente o folheto informativo, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas consulte o seu médico ou farmacêutico. Se não melhorar após 7 dias, consulte o médico.

Em caso de suspeita de acontecimento adverso contactar o Departamento de Farmacovigilância da GlaxoSmithKline, telf: +351 21 412 95 00.

PM-PT-VOLT-20-00055 – 06/20

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.