Os nossos animais são os mais bonitos do mundo, mas nem sempre deixam que toda a gente veja isso. Às vezes estão com uma expressão amorosa ou numa pose engraçada, mas antes de conseguir carregar no botão para disparar já eles estão em cima de si a enchê-lo de baba. Resultado? Muitas fotos a orelhas, olhos e pescoços, 99% delas tremidas.

A MAGG pediu 7 dicas a João Roda, que faz sessões fotográficas com animais, para que deixe de ter este problema. A trabalhar em fotografia desde 2008, há três anos começou "a fotografar estes amigos como se fossem pessoas", conta. "Também fotografo gatos mas estes não se deixam enganar da mesma forma que os cães".

Para entrar em contacto com o fotógrafo envie um email para joaojoaoroda@gmail.com. As sessões fotográficas com cães e gatos têm preços a partir de 60€.

No início do ano, João Roda criou uma conta de Instagram onde partilha as melhores fotografias que tirou a cães. "O nome pode assustar ao primeiro impacto: @time_to_shoot_the_dog. Mas posso garantir que os disparos são exclusivamente de amor."

Veja a seguir os truques de João Roda para tirar fotografias a cães.

Os brinquedos podem ajudar

"Cada cão tem a sua 'fórmula' para ser registado, mas no fundo quase todos reagem a alguns estímulos como o seu brinquedo preferido". Portanto, já sabe: quando quiser fazer uma sessão fotográfica, não se esqueça dos brinquedos.

A escolha do ambiente também é importante

João Roda sugere que procura "um lugar calmo e preferencialmente sem muitas pessoas ou outras distrações." Isto vai ajudar a controlar melhor o animal.

Comecem pelas fotos de ação

"Se procuram ter diferentes tipos de fotografia, sugiro que comecem pelas fotografias de ação de forma a acalmar o vosso amigo". Quando ele estiver cansado, é aproveitar para tirar fotos do animal mais calmo.

O equipamento fotográfico é fundamental

"Para congelar momentos como a busca de uma bola ou uma corrida na nossa direção diria que o equipamento fotográfico é fundamental." João Roda sugere uma câmara Reflex, juntamente de uma teleobjetiva. "Será sempre indispensável a presença de mais uma pessoa para o arremesso de um brinquedo."

7 Truques para tirar fotos incríveis ao seu cão

Como tirar uma foto assim

"Durante este tipo de fotografia poderão aproveitar para captar retratos em planos picados quando o vosso amigo aguarda pelo arremesso do brinquedo". Para isso basta segurar o brinquedo junto da objetiva, de forma a que ele esteja a olhar diretamente para a câmara. "Nestes momentos recomendo o uso de uma objetiva grande angular", sugere. "A Fiona é obcecada pela bola dela, e foi assim que conseguir captar este momento."

7 Truques para tirar fotos incríveis ao seu cão

Não se esqueça de biscoitos

Todos os cães têm formas diferentes de agir, mas um bom truque pode ser usar biscoitos. "Por norma costumo dar-lhes a cheirar o biscoito, de forma a ficarem focados em mim. Assim que tenho a atenção deles basta juntar o biscoito à lente e 'disparar'. Claro que para ter a fotografia perfeita teremos de realizar disparos contínuos para mais tarde escolher 'a tal'. Nunca esquecer que após este processo, é importante recompensar o nosso amigo com o biscoito que tínhamos na mão, caso contrário, ele acaba por perder interesse em nós."

Os sons também ajudam

Se procuram captar imagens dos vossos cães a posar para a fotografia, recomendo que insistam para que eles se sentem ou fiquem parados após uma longa brincadeira. Mais uma vez, uma segunda pessoa é indispensável para ajudar. Os sons e barulhos estranhos que podemos fazer, normalmente resultam em reações e expressões engraçadas como esta.

7 Truques para tirar fotos incríveis ao seu cão

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.