Depois de dois longos anos, uma família finalmente teve o que queria: reencontrou a sua cadela, que tinha desaparecido sem deixar rasto. Andora, que é uma pitbull, foi encontrada a mais de um milhar de quilómetros de casa, muito além do que a família poderia imaginar que fosse possível.

A patuda desapareceu em Pensacola, na Flórida, e de alguma forma percorreu quase 1500 quilómetros, indo parar a Enid, no Oklahoma. A dona de Andora, Brenna Denmark, depois de receber a notícia, não queria acreditar, mas não hesitou em alugar um carro um carro e conduzir durante 14 horas para ir ao encontro do animal, diz o "Daily Mail".

O reencontro só foi possível graças ao microchip de Andora, que viabilizou a sua identificação. Destiny Druse, que vive em Enid e é amante de animais, encontrou Andora e tentou localizar os donos, sem sucesso numa primeira instância. Só quando uma amiga usou um scanner de chips é que foi possível começar a tentar encontrar a família da cadela.

Veja as fotos

"Nessa altura, dissemos: 'Andora', e ela ficou com as orelhas em pé, como se não ouvisse o nome dela há séculos", disse Destiny Druse, citada pela mesma publicação. Inicialmente, o chip não continha as informações de contacto dos donos da patuda, pelo que a mulher teve de publicar um anúncio na Internet – e, 10 minutos depois, Brenna Denmark já estava a responder-lhe.

Apesar da felicidade que o reencontro proporcionou a todas as partes, o facto de Andora ter percorrido tantos quilómetros continua a deixar a família intrigada. Contudo, a dona suspeita que a cadela possa ter sido roubada, uma vez que não vivem no "melhor bairro" de Pensacola, de acordo com a mesma. "Há muita gente que gosta de lutar com Pitbulls, por isso foi aí que pensámos que ela ia parar", acrescenta.

Encontrada atriz brasileira desaparecida há 3 dias. Maidê Mahl estava "muito lesionada e com respiração fraca"
Encontrada atriz brasileira desaparecida há 3 dias. Maidê Mahl estava "muito lesionada e com respiração fraca"
Ver artigo

Uma vez que Brenna Denmark gastou muito dinheiro para poder resgatar a cadela, Destiny Druse, que já está habituada a salvar animais, partilhou a história nas redes sociais para que a família pudesse voltar a casa em condições. Nisto, os donos de Andora conseguiram angariar cerca de 400 dólares em donativos, cujo objetivo era cobrir as despesas da viagem e futuros cuidados veterinários de que a cadela pudesse precisar.

"É mesmo fantástico ver que as pessoas fazem qualquer coisa, porque aqui [em Pensacola] não se faz isso", disse Brenna Denmark, emocionada com o apoio que recebeu. Para Destiny Druse, a missão foi sempre bastante clara: "Eles queriam que a sua bebé voltasse para casa, era só isso que importava e acho que isso é fantástico", rematou.