A cadela Gita, de 13 anos, salvou o dono, de 84, que caiu em casa, na zona rural de Washington, nos Estados Unidos, magoou a perna e não se conseguiu levantar durante horas. A patuda sentou-se no meio de uma estrada, até que um xerife local parou e foi conduzido até ao homem.
O animal seguiu por um caminho pouco movimentado e não sinalizado nas proximidades, enquanto o agente tentava tirá-la da estrada por poder ser atropelada. O xerife seguiu-a e foi dar a uma pequena cabana, onde estava o homem deitado no chão a pedir ajuda.
Como tinha condições médicas que exigiam uma certa medicação, que não conseguiu tomar por não se conseguir levantar, segundo o "The Guardian", o homem “podia ter tido consequências graves se não tivesse sido encontrado”.
A capacidade de Gita de ser “uma boa menina e uma verdadeira heróina” num momento em que o dono precisava, levou-a a “salvar-lhe a vida naquele dia”, disse o gabinete do xerife do Condado de Stevens numa declaração. “A lealdade e o heroísmo dos nossos amigos peludos nunca deixam de nos surpreender”, acrescentou.