Uma menina de 4 anos foi atacada por uma cadela da raça pit bull terrier no Açude da Pedra, em Tomar, enquanto passeava com o pai. Ao que tudo indica, de acordo com o jornal “Correio da Manhã”, o caso teve o seu desfecho no Tribunal de Tomar, e o dono da cadela já foi sentenciado. A menina acabou por sofrer uma “desfiguração permanente na face” ao ser atacada pelo animal. 

Mulher usou tampão durante 8 horas e foi parar aos cuidados intensivos. "Pensei que ia morrer"
Mulher usou tampão durante 8 horas e foi parar aos cuidados intensivos. "Pensei que ia morrer"
Ver artigo

Zuri, o nome da cadela da raça pit bull terrier, estava a ser passeada com trela, em 2022, mas não se encontrava nem com um açaime nem com a distância mínima de segurança do resto da população, e o desfecho desta decisão do dono acabou por transformar a vida da menina.

Ao ver a criança, a cadela rosnou e saltou para cima dela, fazendo com que as unhas das suas patas ficassem cravadas na cara da menina, deixando-a ferida. “Bastaria ter tido o cuidado de não ter permitido a aproximação de Zuri à criança para evitar o ataque e as lesões graves causadas”, disse o Tribunal de Tomar, citado pelo CM.

Por ter atuado “com falta de cuidado” e violado “deveres de precaução e cautela”, o dono da cadela foi condenado a uma pena de multa de 1400 euros, por um crime de ofensas à integridade física negligente, e terá de pagar uma indemnização à vítima de três mil euros, para “reparação dos danos patrimoniais sofridos”, como explicam.

No entanto, esta indemnização acabou por ficar inválida devido a algumas irregularidades no processo, e o caso volta ao Tribunal para o dono de Zuri se pronunciar sobre o valor a pagar à menina.