A família real anunciou a morte da cadela Beth nas redes sociais na segunda-feira, 18 de novembro, com um carrossel de fotos amorosas.
“Uma triste despedida da Beth, a amada companheira da rainha da Battersea Dogs and Cats Home, que trouxe tanta alegria, seja em passeios, ajudando em trabalhos oficiais ou enrolada perto da lareira”, pode ler-se na publicação.
A Jack Russel Terrier foi adotada, em 2011, da instituição Battersea que abriga e reabilita cães e gatos, e que é apoiada pela família real, em especial pela rainha Camila, que é patrona da instituição. Um ano depois, a rainha acabou por adotar mais um companheiro de quatro patas da mesma raça.
“É com grande tristeza que soubemos do falecimento da Beth, a cadela resgatada da rainha. A sua majestade, que é nossa patrona, adotou a Beth da Battersea em 2011 e temos muitas recordações queridas das visitas da Beth aos nossos centros ao longo dos anos. Os nossos pensamentos estão com as suas majestades neste momento. Sabemos o quão difícil é perder um animal de estimação querido, e Beth foi, sem dúvida, muito especial”, pode ler-se na publicação do Instagram da instituição.
Em 2016, a rainha Isabel II fez da rainha Camila patrona da Battersea Cats and Dogs, e desde essa altura que os Jack Russell Terriers têm ocupado um lugar especial no coração da rainha, que já os incluiu em retratos oficiais. Até na sua coroação, em 2023, Camila tinha os cães bordados no seu vestido juntamente com os nomes dos seus filhos e netos, revelou a “People”.
Segundo apurou a mesma publicação, Beth tinha um tumor incurável e teve de ser abatida no fim de semana.