Chama-se Sherman, tem pouco mais de 1 ano de idade e já pesa 70 quilos — e vai continuar a crescer até atingir os 3 anos. Quando se apoia nas patas traseiras, chega quase a medir dois metros. No fundo, este cão é aquilo que se apelidaria de "monstro adorável".
"Ele é grande e amigável. Gosta de se sentar em cima de nós porque acha que é um cão de colo. Não se apercebe do tamanho que tem e é muito teimoso, mas é um querido. Ama tudo e todos", garantiu o dono, Elliot, ao "Daily Mail". Dono esse que já se assume "uma almofada humana para cães".
É que, apesar de ser gigante, este cachorro da raça terra-nova (oriunda do Canadá) acredita que é pequeno. Por não ter noção do tamanho (e por ser teimoso), acaba sempre ao colo dos donos, que são esmagados, mas que não se importam minimamente. "Ele faz o que lhe apetece", acrescentou o dono.
Sherman chegou a casa de Elliott e Beverley Richardson, em Simonside, South Shields, em Inglaterra, em fevereiro de 2022 — e já se tornou a celebridade lá da zona. "Todos o conhecem", afirma o dono, que é muitas vezes parado durante os passeios para que as pessoas possam cumprimentar o cão.
"As pessoas perguntam-me como é ter o Sherman a andar por casa e eu respondo que é como ter outra pessoa a viver connosco", continuou. O animal de 18 meses tem de usar um babete para evitar uma confusão quando começa a olhar para as refeições dos humanos.
"Tenho de ter cuidado com ele quando estou em cafés, porque ele ama comida", disse o dono sobre o cão, que rouba os alimentos com a maior das facilidades. Sherman representa um gasto de quase 6 mil euros anuais para os donos. "Ele custa muito dinheiro, todas as raças gigantes custam, mas é o meu melhor amigo e vale cada cêntimo", conclui Elliot.