A história começou em 2017, quando Berlim ficou conhecido por roubar numa loja de produtos para animais na região do Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no Brasil, e desde então já conta com mais de 17 mil seguidores no seu Instagram.

“Ele estava muito magro, aparecia a cada cinco ou seis dias. Eu fazia carinho, deixava ele confortável dentro da empresa. Um dia, ele simplesmente não foi mais embora. Coloquei uma caminha e ele ficou”, explica Leonardo Espíndola, agora responsável por Berlim, ao “G1”.

O cão começou a aparecer na empresa de Leonardo Espíndola, que deixava sempre água e ração para os cães daquela zona. Num dia, Leonardo Espíndola percebeu que Berlim aparecia sempre com pacotes de petiscos, como se fosse em forma de presente, até um vídeo de um turista viralizar, onde se via o cão em ação a roubá-los.

Na altura, Berlim tinha cerca de um ano. Atualmente, é considerado um cão comunitário, que, embora tenha o seu dono, continua a andar pelas ruas da região. “Ele tem um espírito livre. Eu cuido dele, arco com os custos, mas ele é do mundo”, continua Leonardo Espíndola.

Desde então que Berlim se tornou famoso pela região e foi criado um Instagram para ele, com registos de fotos tiradas por moradores e turistas. A celebridade patuda já soma mais de 17 mil seguidores.