Na segunda-feira, 8 de dezembro, os amantes de cães reuniram-se em Buenos Aires, na Argentina, para tentar estabelecer o novo recorde mundial informal para o maior número de Golden Retrievers num parque, segundo a “Deutsche Welle”.
Faston Duperre, o organizador da concentração, assistiu à entrada de mais de 2300 Golden Retrievers, acompanhados pelos donos, no parque de Palermo, todos ansiosos por ultrapassar o recorde anterior de 1685 cães desta raça, pertencente a Vancouver, no Canadá.
“Estamos a testemunhar algo histórico”, disse Faston Duperre, que se tornou numa espécie de influenciador de Golden Retrievers nas redes sociais, onde o mesmo partilha frequentemente conteúdos sobre o seu Golden Retriever Oli, de 10 anos.
Intitulada “Golden Wave”, o que teve início como uma simples ideia nas redes sociais rapidamente se transformou numa alegre invasão canina no parque Bosques de Palermo, na capital argentina. Esta concentração foi composta por Golden Retrievers de todas as idades, desde cães brincalhões mais pequenos até aos mais idosos.
A alegria dos donos em fazer parte desta reunião foi claramente evidente. “Desde que éramos crianças, ela tem sido uma presença constante na nossa família. Passámos férias com ela. Fizemos tudo juntos”, explicou Nicolas Orellana, que conduziu durante uma hora e meia desde a sua terra natal, situada na província de Buenos Aires, para participar no evento. “É um tipo de cão conhecido por criar uma ligação especial”, acrescentou, enquanto fazia festas à sua cadela Luna, de 13 anos.
Em 2024, a cidade de Vancouver estabeleceu o recorde com 1685 Golden Retrievers, mas Faston Duperre fez questão de se mostrar orgulhoso ao anunciar que a Argentina tinha superado o recorde com a presença total de 2397 participantes. “Estou verdadeiramente grato e feliz, orgulhoso, entusiasmado e radiante, tudo ao mesmo tempo”, concluiu o organizador da “Golden Wave”.