Lyon, um cão da raça chow-chow, tem percorrido o Brasil com a sua dona, Milene. O animal viaja no cesto da bicicleta manobrada pela mulher, tendo a oportunidade de estar com ela a todo o momento e de testemunhar todas as paisagens brasileiras que os rodeiam.
A dona e o cão passaram mais de quatro meses a viajar. No fim de semana passado (10 e 11 de fevereiro), começaram a regressar a casa. Com o cão e a bagagem, a bicicleta pesa cerca de 150 quilos, o que não os impede de percorrerem milhares e milhares de quilómetros.
O cesto em que Lyon fica está adaptado para o seu conforto. Ao longo das viagens, vão parando para descansar e comprar comida. O cão tem agora 4 anos, mas foi no primeiro ano de vida que começou a viajar, pelo que já está habituado a ficar no cesto da bicicleta.
Os dois vivem em Santa Vitória do Palmar, no estado de Rio Grande do Sul. Os seus caminhos cruzaram-se quando a cadela chow-chow da proprietária do hostel em que Milene trabalhava teve filhos. Todos cresciam, menos Lyon, que continuava magro e débil.
"Ela acabou por vender todos os outros cachorros e decidiu desfazer-se do Lyon a qualquer custo. Foi a oportunidade que faltava para que eu o tivesse ao meu lado para sempre", conta a dona, citada pelo "Diarinho". E assim começaria a aventura deste cão e desta dona.