Nanuq, um pastor australiano de 1 ano, fez mais de 160 quilómetros pelas terras geladas do Alasca à procura da família. O cão e um filhote, Starlight, perderam-se dos donos enquanto estes visitavam a cidade de Savoogna, em St. Lawrence Island, uma ilha no Mar de Bering, a sul do estreito de Bering, no Alasca, Estados Unidos.

Estes patudos estão à procura de uma família. Conheça as instituições que os acolhem
Estes patudos estão à procura de uma família. Conheça as instituições que os acolhem
Ver artigo

Starlight encontrou a família cerca de duas semanas depois, mas Nanuq não teve a mesma sorte. A família acabou por regressar a casa em Gambell, acreditando que nunca mais veriam o seu patudo. Contudo, o mais inesperado aconteceu. “O meu pai mandou-me uma mensagem e disse 'há um cachorro que se parece com Nanuq em Wales [cidade no Alasca]'', disse Mandy Iworrigan, a dona do cão, à CBS, dado que o pai viu uma publicação no Facebook de um cão perdido e parecido com o pastor australiano.

Quando esta verificou a publicação do Facebook, soube imediatamente que era Nanuq. O cão atravessou o Mar de Berin congelado e andou mais de 160 quilómetros até Wales. “Tenho a certeza que ele comeu restos de foca ou apanhou uma foca. Provavelmente pássaros também”, contou.

Mandy pagou para que o cão apanhasse um voo diretamente de Wales para Gambell. A mulher partilhou o momento emocionante do reencontro com a família no dia 6 de abril. “Parece um filme da Disney, mas é real”, escreveu. Nanuq parecia estar bem de saúde, contudo tinha uma mordidela na pata, que acreditam ter sido de um urso polar, que precisava de tratamento imediato, revela o "Daily Mail".

Veja o vídeo do reencontro com a família.