A típica frase “o cão é o melhor amigo do ser humano” é dita por todos aqueles que têm um patudo lá em casa que lhes pode fazer, muitas das vezes, a vida negra, mas que não conseguem viver sem eles. Aliás, muitos chegam mesmo a dizer que esta ligação melhora o seu humor, e que estes patudos ajudam a aliviar o stresse de um dia mais complicado. Agora, um estudo realizado pela Universidade Konkuk, na Coreia do Sul, vem confirmar esta teoria.
Publicado na quarta-feira, 13 de março, este estudo descobriu que passar tempo com cães ajuda as pessoas a relaxar e a concentrar-se. Os investigadores deram a 30 pessoas uns auscultadores com elétrodos, que serviram para medir as mudanças nas suas ondas cerebrais enquanto brincavam com um poodle.
Foram realizadas oito atividades, cada uma delas com a duração de três minutos: conhecer Aro, o patudo, passear com ele, brincar, alimentar, abraçar, massajar e fotografar, segundo o “New York Post”. Os resultados, publicados no site “Plos One”, indicaram que passear com o cão deixava os indivíduos mais relaxados e estáveis, e escovar o pelo melhorava a sua concentração. Brincar com o cão produziu os dois efeitos.
Além disso, enquanto faziam massagens a Aro, as ondas cerebrais dos 30 indivíduos aumentaram, o que se traduz também em concentração e atenção. Os participantes afirmaram que o seu humor melhorou depois de abraçarem e alimentarem o patudo, e que se sentiam menos stressados e deprimidos depois de estarem com ele.
“Este estudo demonstrou que atividades específicas com cães podem ativar um relaxamento mais forte, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade, facilitando o aumento da atividade cerebral”, disse Onyoo Yoo, autor do estudo e investigador da universidade, citado pela “NBC News”. “É uma descoberta bastante significativa”, acrescentou.